TURISMO CULTURAL

CIRCUITO DO OURO

MINAS GERAIS

Durante a colonização portuguesa, no século XVIII, surgiu no meio de Minas Gerais a Estrada Real, rota por onde passavam o ouro e os diamantes extraídos da região e levados para o Rio de Janeiro, a caminho de Portugal.

1. Imagem: Reprodução/Instagram @circuitodoouro

Formada por 15 municípios, o trajeto revela passagens históricas do Brasil, em meio a paisagens naturais, arte e gastronomia. São muitos roteiros para quem quer explorar a região, desde trilhas e cachoeiras, até as serras.

imagem: Reprodução/Circuito do Ouro

Existem muitos caminhos que podem ser feitos, divididos em quatro roteiros principais. Hoje vamos mostrar a rota “Entre Cenários da História”, um passeio pela arte e história da região, dividida em quatro cidades: Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas.

1. Imagem: Reprodução/Instagram @institutoestradareal

A cidade sofreu com o desastre ambiental em 2015 causado pelo rompimento da barragem de Fundão, que deixou uma marca profunda na região, ainda em recuperação.

Imagem: Reprodução/TripAdvisor

MARIANA

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais e foi uma das maiores produtoras de ouro no século XVIII

Entre os pontos turísticos do município estão a Mina de Ouro da Passagem, a Praça Minas Gerais e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, que conta com peças em madeira de Aleijadinho.

Imagem: Divulgação/Mina da Passagem

MARIANA

A mais famosa das cidades do circuito, é também carregada de história, especialmente por ter sido berço da Inconfidência Mineira, recordado pelo Museu da Inconfidência. A cidade é composta por 13 distritos, que se destacam também pelo artesanato.

Imagem: Reprodução/Instagram @museudainconfidencia

OURO PRETO

Ouro Preto também é casa de grandes artes do período Barroco, especialmente produzidas por um dos maiores artistas do estilo, Aleijadinho. As obras do artista aparecem por toda a cidade, como nas Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo.

Imagem: Reprodução/Ane Souz/Prefeitura de Ouro Preto

OURO PRETO

A cidade também recebe obras do mestre brasileiro do Barroco, a principal delas, conhecida como os 12 profetas, fica no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Imagem: Reprodução/Instagram @institutoestradareal

CONGONHAS

Além das Igrejas e o Museu de Congonhas, outra dica para quem passar pela região é o Parque Ecológico das Cachoeiras, que além das paisagens naturais ainda conta com clube e estrutura para lazer.

Imagem: Reprodução/TripAdvisor

CONGONHAS

Completando o circuito, Ouro Branco conta com a Casa de Tiradentes, local onde o inconfidente se encontrava com outros revolucionários. Outra dica é o Parque Estadual Serra do Ouro Branco que se destaca pela beleza natural.

Imagem: Reprodução/Cultura e Turismo/Governo MG

OURO BRANCO