Localizada na Grande São Paulo, na cidade de Santo André, a região é um ponto turístico para quem quer uma forma rápida de escapar da cidade.
Imagem: Reprodução/Instagram @paranapiacaba_oficial
Da estação da Luz, no coração da capital paulista, é possível pegar um trem de cerca de 1h30min até a região, que conta com grande influência inglesa na arquitetura.
Imagem: Reprodução/Instagram @expressoturisticocptm
O vilarejo foi construído no séc. XIX para abrigar os funcionários que trabalhavam na construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. Réplicas das casas onde eles moravam também podem ser visitadas e são pontos turísticos da região.
Imagem: Divulgação/Prefeitura Santo André
A relação com a ferrovia, inclusive, é um dos pontos altos do passeio, que inclui ainda o Museu Tecnológico Ferroviário Funicular que abriga a história ferroviária do país, e inclui antigas locomotivas e vagões.
Imagem: Divulgação/Prefeitura Santo André
Para completar, a estação ainda conta com a torre do relógio de estilo inglês, feita em 1898.
Imagem: Reprodução/Instagram @paranapiacaba_oficial
Por ficar no alto da Serra do Mar e rodeada pela Mata Atlântica, a área é coberta por neblina, o que dá a vila um ar bucólico e parado no tempo.
Do alto surge o Museu Castelo, que já foi casa do engenheiro principal responsável pelas obras da ferrovia, e hoje abriga a história da região.
Imagem: Reprodução/Instagram @expressoturisticocptm
Para quem quer curtir a gastronomia local, Paranapiacaba conta com a Feira Caminhos do Cambuci, onde produtores e artesãos locais exibem produções gastronômicas e artesanais com o fruto.
Imagem: Reprodução/Facebook Caminhos do Cambuci