Todos querem um pedaço de Rauw Alejandro

Reprodução/Instagram @rauwalejandro

Embora não tenha a mesma popularidade no Brasil, o reggaeton é o ritmo do momento e tem dominado as paradas musicais mundo afora. De Porto Rico, saem alguns dos principais nomes do movimento atual, incluindo Rauw Alejandro.

Com 30 anos, sua carreira não começou agora, mas 2023 marca um novo momento que o coloca em ascensão, com o lançamento de disco novo e uma turnê mundial que vai passar pelo Brasil.

Mas a história de Rauw na música começou primeiro na infância com a dança, e depois aos 20, quando parou de jogar futebol. Frustrado por não avançar na carreira esportiva, ele começou a fazer músicas e postar na internet.

Antes de lançar um álbum, fez colaborações com diversos nomes de destaque na cena latina, como os rappers Mike Towers, Nicky Jam e Ozuna. Em 2018, dominou as paradas com hits como “Luz Apagada” e “Toda Remix”.

Reunindo suas influências musicais como o reggaeton e o trap, além de R&B e dancehall, lançou em 2018 seu 1º EP, “Trap Cake”. No ano seguinte veio seu álbum de estreia, “Afrodisíaco”, que o colocou de vez no radar internacional.

Os anos seguintes foram de ascensão meteórica: passou mais de 20 semanas nas paradas com “Tattoo”, pela qual ganhou um Grammy Latino, lançou outro disco de sucesso em 2021, “Vice Versa”, e mais hits como “Todo de Ti”, que ganhou um clipe com participação de Shaquille O’Neal.

Sem diminuir o ritmo, em 2022 lançou seu 3º disco, “Saturno”, incorporando novos sons, um resgate dos anos 1980, misturados a sintetizadores e um clima feito para as pistas de dança.

É com essa turnê que Rauw está rodando o mundo este ano. Depois de uma temporada no México, ele embarca para a Europa até Outubro, quando regressa a América Latina e passa pelo Brasil em apresentação única em novembro.

Em paralelo, Rauw engatou um romance com outro fenômeno da música, Rosalía, com quem lançou um EP este ano, “RR”, com um clipe anunciando o noivado dos dois em “Beso”.

Ele também já colaborou com Anitta em “Brazilera”, com Bad Bunny no disco “Un Verano Sin Ti”, além de Selena Gomez, J Balvin e Maluma. Não tem jeito, da Terra até Saturno, todos querem um pedaço de Rauw Alejandro.