TBT das séries 

Redação Culturize-se |

Fotos: Divulgação

Criada por Tom Fontana, a produção mergulha o espectador em um universo prisional repleto de elementos dramáticos e tensões que ainda são raros de se ver na TV 25 depois da criação da série, originalmente exibida pela HBO e atualmente disponível no catálogo do Paramount+

A série é ambientada na Penitenciária Oswald State Correctional Facility, conhecida como OZ e retrata a vida dos detentos e funcionários dessa prisão de segurança máxima, explorando a dinâmica de poder, as tensões raciais e as lutas por controle dentro desse ambiente opressivo.

A série aborda questões sociais complexas, como racismo, homossexualidade, religião e corrupção, revelando as profundezas sombrias da natureza humana. As relações entre os detentos e os funcionários da prisão são permeadas por alianças frágeis, traições e confrontos violentos, enquanto cada personagem luta para sobreviver e encontrar seu lugar em meio ao caos.  Uma das revoluções narrativas propostas pela série era não se prender a um só protagonista, fluindo por jornadas e conflitos de maneira livre.

Uma curiosidade pertinente, no contexto histórico, é que a série deu o primeiro papel de destaque para o ator J.K Simmons, que 20 anos depois ganharia o Oscar por "Whiplash". Ele vive um supremacista branco em "OZ". O elenco da série, aliás, é um atração à parte com performances impressionantes cheias de autenticidade e intensidade.

A série, que durou seis temporadas, conquistou a admiração da crítica, sendo elogiada por sua ousadia, escrita inteligente e abordagem corajosa dos temas abordados. Foi uma das primeiras produções da TV a cabo premiadas no Emmy e no Globo de Ouro.

Além de prover a audiência um bom debate sobre moralidade e nublar os conceitos d ebem e mal, o impacto cultural de "OZ" transcende as fronteiras do entretenimento, provocando debates sobre o sistema penitenciário, justiça social e questões de identidade, contribuindo para uma maior conscientização sobre esses temas.