Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação
Filmes dirigidos por Franka Potente ("Home"), Maren Ade ("Toni Erdmann") e Christian Petzold ("Undine") são destaques entre os 13 longas e seis curtas a serem exibidos gratuitamente nas sessões presenciais na Cinemateca Brasileira até 7/05. Edição online com seis filmes será exibida no Goethe on Demand de 26/4 a 30/5
A seleção de filmes inclui obras recentes que abordam temas como ecologia, identidade, feminismo, inteligência artificial, relacionamentos, antirracismo, universos LGBTQIA+ e decolonização. São produções premiadas e atuais, algumas já consagradas, outras com abordagens jovens, poéticas e ousadas, ainda pouco conhecidas do grande público, inclusive na Alemanha. A curadoria da série de filmes online é de Aliza Ma e Toby Ashraf.
Entre os destaques das exibições presenciais na Cinemateca estão "As Faces de Toni Erdmann" (Toni Erdmann), da diretora Maren Ade, que estreou em competição no Festival de Cannes de 2016, foi indicado ao Oscar® de melhor filme estrangeiro de 2017 e eleito o melhor filme de 2016 pela revista Sight & Sound e pela Cahiers du Cinéma.
Outros destaques são "Preciosa Ivie", filme de estreia da diretora alemã Sarah Blaßkiewitz que aborda ancestralidade e racismo; "Undine", do premiado diretor alemão Christian Petzold inspirado no mito de Ondina e revivido na Berlim de hoje; e "Sem Ressentimentos", longa de estreia do diretor alemão Faraz Shariat, filho de iranianos exilados, premiado como melhor filme LGBTQIA+ no festival de Berlim de 2020 e que fala de amor e pertencimento.