"Rivais" reforça ótimo time de filmes sobre tênis

"Rivais" reforça ótimo time de filmes sobre tênis

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação 24/04/2024

Capitaneado pela melhor performance da carreira de Zendaya, "Rivais"  dimensiona muito bem a importância do aspecto mental em um jogo de tênis. O longa de Luca Gudagnino tem a seu favor, ainda, o fato de ter um triangulo amoroso incendiário como mote narrativo.

Considerado pelo próprio Woody Allen como seu melhor filme desde a década de 80, "Match Point - Ponto Final"  é uma crônica  sobre oportunismo social muito sensual e que consolidou Scarlett Johansson como símbolo sexual. Foi indicado a cinco Globos de Ouro e ao Oscar de Roteiro Original.

Embora muitos torçam o nariz para "Wimbledon - O Jogo do Amor" (2004), , o longa é muito gracioso, além de ser um retrato fiel do que acontece nos bastidores de um evento do porte de um Grand Slam.

Embora seja o mais fraco dessa lista, "King Richard" foi o filme que deu o Oscar  a Will Smith, que vive o pai das irmãs Williams. O longa se ocupa de mostrar a obstinação do protagonista em formar campeãs em uma modalidade hostil a jogadores negros.

Com um amalucado Shia LaBeouf como John McEnroe, Borg vs McEnroe" (20"17) é um drama histórico que recria a rivalidade épica entre Björn Borg e John McEnroe durante a final de Wimbledon de 1980. Passou despercebido pelos cinemas, mas é muito consistente.

"A Guerra dos Sexos" (2017) é uma comédia dramática que conta a história da lendária partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs em 1973, que foi um marco na luta pela igualdade de gênero no esporte. Emma Stone e Steve Carell estrelam.