“Renfield” e outros 6 filmes para quem não se cansa de Drácula

A história do vampiro mais famoso da ficção, Drácula, volta aos cinemas essa semana, dessa vez com um olhar cômico de seu assistente em “Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe”.

Imagens: Divulgação

O torturado ajudante de Drácula (Nicolas Cage), vivido por Nicholas Hoult, está cansado de fazer o trabalho sujo do chefe e quer se libertar de sua função.

Imagens: Divulgação

Criado por Bram Stoker no livro “Drácula”, de 1897, o personagem logo se tornou um mito popular, sendo reproduzido inúmeras vezes em peças de teatro, séries e animações. Só no cinema são mais de 40 produções que têm o personagem como protagonista ou parte da história. Por isso, além do recente filme, dirigido por Chris McKay, selecionamos outros 6 filmes com Drácula, para todos os gostos:

Imagens: Divulgação

Nos anos 1970 Werner Herzog fez um remake da produção clássica de 22, dirigida por  F.W. Murnau. Ambos são cultuados pelos fãs do gênero, e uma nova versão chegará em breve, dessa vez sob a direção de Robert Eggers.

Imagens: Divulgação

Nosferatu (1922/1979)

Outro clássico, essa é uma das versões mais celebradas, com Bela Lugosi no papel do vampiro. Adaptado da peça de teatro, o filme foi gravado em inglês com um elenco durante o dia, e uma versão espanhola, com Carlos Villarías no papel principal, era rodada a noite, no mesmo estúdio.

Imagens: Divulgação

Drácula (1931)

Coppola também entrou para o hall de grandes diretores que quiseram fazer sua versão do cultuado monstro. Em 1992 ele lançou seu filme com Gary Oldman no papel principal, além dos jovens Winona Ryder e Keanu Reeves no elenco.

Imagens: Divulgação

Drácula de Bram Stoker (1992)

Protagonizado por Hugh Jackman, essa versão tem como foco o caçador de vampiros que, no livro original de Bram Stoker, é responsável por eliminar Drácula.

Imagens: Divulgação

Van Helsing  (2004)

A animação da Sony mostra um outro lado do vampiro: de pai solo. Dono de um hotel onde os monstros podem relaxar em paz, ele se preocupa quando a filha começa a se envolver com um humano. O desenho já tem duas sequências.

Imagens: Divulgação

Hotel Transilvânia (2012)

Embora não tenha sido bem recebido pela crítica, essa versão com Luke Evans tem uma nova proposta: mostrar Drácula antes de se tornar o famoso vampiro, quando está tentando proteger a população da Transilvânia da invasão turca.

Imagens: Divulgação

Drácula: a História Nunca Contada (2014)