TURISMO CULTURAL

RECIFE (PE)

Cercado por rios e localizado na costa brasileira, o Recife é um destino praiano no nordeste brasileiro. Porém, uma das cidades mais influentes da região, há muito mais do que belas praias para conhecer.

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

Expressões culturais como o maracatu, e estilos musicais como o frevo e o manguebeat são alguns exemplos da arte original que surge na capital Pernambucana.

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

A influência europeia está presente na arquitetura, mas a cidade respira suas próprias tradições, fazendo de Recife um destino imperdível para quem quer conhecer mais sobre a cultura brasileira.

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

Caminhar pelo centro do Recife já é uma atração por si só. A região é cheia de bares e restaurantes, além de abrigar diversas atrações culturais e o Centro de Artesanato.  Caminhe até a Rua do Bom Jesus e passe pela Embaixada de Pernambuco, que armazena os bonecos gigantes que fazem sucesso no carnaval. Aproveite para checar a programação gratuita da Caixa Cultural. Cruzando a ponte, vá até a Praça da República, onde ficam o Teatro de Santa Isabel, a Capela Dourada e o Palácio do Campo das Princesas.

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

Recife Antigo

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

Rua do Bom Jesus

Praça da República

Ainda na região, conheça a história sertaneja nordestina e um de seus principais símbolos, Luiz Gonzaga. O museu propõe um mergulho na história do sertão. Localizado no cais, fica em um armazém revitalizado.

Reprodução/Facebook @Prefeitura do Recife

Museu Cais do Sertão

O ritmo de origem pernambucana tem um espaço que conta sua história. Ainda na região central, o local de transporta para o carnaval de rua, com as cores e sons presentes nos cortejos.

Reprodução/Instagram @pacodofrevo

Paço do Frevo

Museu Cais do Sertão

Paço do Frevo

Os primos Ricardo e Francisco Brennand fazem parte de uma família influente do Recife. Na arte, os dois deixaram legados na cidade. O primeiro era um colecionador que fundou o Instituto Ricardo Brennand. Localizado no bairro da Várzea, conta com um castelo medieval que abriga o acervo pessoal de armas medievais. O complexo inclui ainda inclui uma pinacoteca, Galeria, biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças.

Reprodução/Facebook @Instituto Ricardo Brennand

Os Brennand

Já no centro ficam as obras do escultor Francisco Brennand. No Parque das Esculturas, que é acessado de barco, ficam 90 obras em cerâmica, incluindo a Coluna de Cristal. Já na cidade, fica a Oficina, um museu a céu aberto onde suas peças ficam expostas em um jardim projetado por Burle Marx.

Reprodução/Instagram @oficinafranciscobrennand

Oficina Francisco Brennand

Oficina Francisco Brennand

Instituto Ricardo Brennand

Um passeio cultural pela cidade não está completo sem conhecer a história do manguebeat e seu principal expoente, o líder da Nação Zumbi. O espaço, no Pátio de São Pedro, tem uma exposição permanente com a história de Science, além de vídeos e imagens de momentos marcantes da banda.

Reprodução/Facebook @Memorial Chico Science

Memorial Chico Science

O que antes foi a maior casa de detenção do Brasil, agora abriga uma feira de artesanato e arte local. Além das lembrancinhas da cidade, por lá é possível encontrar obras à venda como esculturas, xilogravuras, bordados, entre outras coisas.

Reprodução/Instagram @prefeiturarecife

Casa da Cultura