Quem é Jon Batiste, vencedor do Grammy que vem ao Brasil em maio

Imagens: Reprodução/Instagram @jonbatiste

Em 2022, Jon Batiste surpreendeu muita gente ao receber o Grammy de álbum do ano, superando nomes como Billie Eilish, H.E.R, Taylor Swift e Kanye West. Mas, apesar do sucesso despertado com a vitória, o músico já tem uma carreira de mais de 15 anos.

Nascido na cidade do jazz, New Orleans, nos EUA, o artista de 36 anos começou a tocar piano aos 11, e lançou seu primeiro álbum, “Times in New Orleans” aos 17.

Considerado como um dos principais nomes do novo jazz, lançou outros quatro discos ao longo de mais de uma década, incluindo um especial de natal, e outro como parte da banda Stay Human.

Com o grupo, ganhou destaque na televisão ao fazer parte do “The Late Show”, apresentado por Stephen Colbert. Ele estreou junto com o programa em 2015, e só deixou o posto que ocupava ao lado da Stay Human em 2022.

Reprodução/CBS

Esta década, inclusive, foi responsável por uma transformação em sua carreira, junto com um crescente reconhecimento. Em 2020, assinou a trilha sonora da animação “Soul”, ao lado de Trent Reznor, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Divulgação/Pixar

Também em 2020, com o crescimento do movimento “Black Lives Matters”, acabou se tornando um dos porta-vozes, participando ativamente de protestos e eventos em Nova York.

No ano seguinte, se consagrou com um dos principais nomes da música com “We Are”, que une jazz e R&B, misturando os metais com seu piano marcante.

A carreira extensa e cheia de colaborações culminou em um dos melhores discos da década, que o levou ao prêmio principal do Grammy, além de outras 10 indicações, ganhando 5.

"Freedom"

Dot

Em maio, Jon vem ao Brasil pela primeira vez como artista solo. Ele já esteve por aqui em 2009 quando tocou na banda da cantora Cassandra Wilson, mas agora apresenta o repertório próprio no C6 Fest em São Paulo e no Rio.

O cantor chegou a causar uma pequena polêmica na última semana, ao admitir em entrevista à Mônica Bergamo que não conhece Anitta. Porém, contou ser fã de Hermeto Pascoal e já tem encontro marcado com a cirandeira pernambucana Lia Itamaracá quando passar pelo Rio.

Com sua banda, ou como instrumentista, Jon já colaborou com grandes artistas, incluindo Prince, lançou mais de 9 EPs, 5 discos ao vivo e tantos outros em colaboração com outros músicos.

O reconhecimento a essa altura da carreira só instiga o cantor, que já falou em entrevistas que “esse é só o começo”. Inventivo a cada álbum, só nos deixa mais ansiosos pelo que está por vir.