Por Jéssica Stuque
No início deste ano, a cantora pop bateu mais um recorde e chegou ao Top 1 do Spotify Global com o hit “Envolver”. E ainda foi indicada ao Grammy 2023 na categoria cantora brasileira foi indicada na categoria Artista Revelação. Ela não para!
A influenciadora, empresária, diretora criativa, youtuber e mãe foi listada pela Forbes como uma das 20 mulheres de sucesso de 2022. Sua marca de cosméticos Boca Rosa movimenta milhões de reais na internet e tem 17 milhões de seguidores no Instagram.
A cantora venceu o Grammy Latino na categoria “Álbum de Samba/Pagode” por “Numanice #2. Além disso, foi a única artista sul-americana a ser indicada ao BET Awards 2022 (maior cerimônia do mundo para celebrar personalidades negras). Perfeita, sem defeitos.
Desde as polêmicas do Big Brother Brasil até sua estreia como atriz em novela da Globo, Jade Picon mesmo já tendo sido tachada de arrogante, figura entre as personalidades mais pesquisadas no Google.
Com 40 milhões de seguidores no Instagram, a Kardashian brasileira ganhou o prêmio de influenciadora do ano no People's Choice Awards 2022. A jovem de 23 anos compartilha sua rotina com o cantor Zé Felipe, os filhos e dá dicas de beleza e moda.
Jornalista, comentarista esportivo, influencer, humorista e um dos maiores streamers do Brasil, chega a faltar adjetivo para descrever esse fenômeno da internet. Neste fim de ano, bateu seus próprio recordes transmitindo os jogos da Copa de forma bem-humorada.
O camisa 9 da seleção brasileira brilhou logo no primeiro jogo do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo. Além de contagiar o país com a dança do Pombo, o craque é um grande apoiador de causas sociais, como o combate ao racismo à violência contra a mulher e à degradação ambiental.
Foto: Damien MEYER / AFP
Em maio deste ano, o líder indígena Aílton Krenak recebeu o Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília (UnB). É o primeiro indígena a receber o título pela universidade, por ter se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
O presidente da MoveEdu (rede de escolas privadas de cursos livres de educação profissional do Brasil) é empreendedor há quase 30 anos e tem o objetivo de transformar vidas pela educação. Ele foi eleito o empreendedor do ano de 2002 pela LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.
O empreendedor social e ativista luta desde cedo contra a pobreza e situação de calamidade existente nas favelas brasileiras. Ele é fundador da ONG Gerando Falcões, que engloba 4 mil favelas no Brasil, em 25 estados,.
Foto: Julio Bittencourt
A senadora e ex-candidata à presidência foi vista por muitos como uma figura central para amenizar a profunda polarização que afeta o país. Tebet também foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, considerada a mais importante da casa.
A primeira mulher trans negra a ser eleita deputada federal no Brasil, Erika Hilton é uma ativista que luta contra o racismo, a favor dos direitos humanos e da comunidade LGBTQ+. Com mais 256 mil votos, ficou entre as 14 mulheres que conquistaram um lugar na Câmara dos Deputados e irão representar São Paulo em Brasília a partir de 2023.
E vamos finalizar com um dos maiores entrevistadores de personalidades deste ano: Mano Brown. Lenda viva do rap nacional como vocalista do Racionais MC’s, Brown comanda o “Mano a Mano”, eleito o melhor podcast na CCXP deste ano.