Pagode dos anos 90 vive boom nas plataformas de streaming

Pagode dos anos 90 vive boom nas plataformas de streaming

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação; montagem sobre reprodução 29/03/2024

O pagode dos anos 90, conhecido por sua batida contagiante e letras que marcaram uma geração, ressurge com força total, trazendo consigo uma onda de nostalgia que envolve milhões de brasileiros. Grupos emblemáticos como Exaltasamba, Art Popular, Muleke Travesso, Grupo Malícia e Turma do Pagode se tornaram ícones daquela época e continuam a fazer parte da memória afetiva de uma legião de fãs.

Dados recentes da Nikita Music revelam um crescimento surpreendente no consumo de pagode nas plataformas digitais, com um aumento de 273% nos últimos seis meses em comparação com o ano anterior. Grupos como Exaltasamba, Grupo Malícia, Muleke Travesso, Sampa Crew, entre outros, experimentaram um significativo aumento em suas reproduções.

"No meio do ano passado, houve um crescimento acelerado de consumo nas plataformas, que estivemos acompanhando. E isso acabou reverberando no retorno de grandes grupos com shows e aparições em programas de TV. Virou uma retroalimentação que trouxe exposição de volta e ainda mais consumo", observa Felippe Llerena, diretor-executivo da Nikita Music.

Além disso, o pagode dos anos 90 vem ganhando destaque em programas de TV e eventos especiais, evidenciando a sua influência duradoura na cultura brasileira. Participações especiais de pagodeiros daquela década, como Belo e Péricles no Big Brother Brasil, assim como programas especiais no Altas Horas, comandado por Serginho Groisman, que recebeu nomes como Art Popular, Negritude Júnior e Sampa Crew, têm contribuído para alimentar a nostalgia e impulsionar essa tendência.