Os tipos de tomate, seus benefícios e características

Redação Culturize-se | Fotos: Reprodução/Internet  10/08/2024

Os tomates são frutos versáteis originários da América do Sul, cultivados em diversas variedades ao redor do mundo. São ricos em em licopeno, um antioxidante, e fonte de vitaminas A,C e K. Ganha pontos por  ter baixo teor calórico. A cor varia de vermelho, amarelo ou verde e a textura é lisa ou levemente rugosa.

O mais comum é o tomate italiano, originário dos EUA nos anos 50. Alongado,  carnudo e com poucas sementes. Ideal para molhos e conservas devido à sua  consistência. O sabor é ligeiramente ácido, com notas doces

Já o tomate cereja é pequeno e adocicado configurando-se em uma ótima pedida para saladas e aperitivos. É originário do Peru e do Chile e tem pele fina e polpa suculenta.  É fácil de crescer em vasos e jardins pequenos. Seu sabor é doce e intenso.

O tomate beefsteak surgiu em meados do século XIX nos EUA. É Grande, até 10 cm de diâmetro e tem forma irregular. Sua textura é carnuda e ele conta com muitas sementes. O sabor é suave e levemente doce. Seu cultivo requer suporte, já que se trata de um fruto pesado. É muito comum em sanduíches e grelhados.

Cada variedade tem suas particularidades em termos de cultivo, sabor e melhor uso culinário. A escolha do tipo de tomate pode impactar significativamente o resultado final de um prato.

Cultivado na Itália, o tomate San Marzano  é excelente para molhos devido ao seu sabor intenso e baixa acidez. Originário da região de Nápoles, ele é carnudo e tem poucas sementes.

O formato alongado, que pode chegar a 9 cm, chama atenção no tomate San Marzano, que também se notabiliza pela cor vermelho-escuro. Ele é bastante usado para molhos e em pizzas.

Pequeno e alongado, o tomate grape é muito doce, tem pele grossa e uma textura firme. Sua espessura gira em torno de 2 a 3 cm e foi produzido a partir dos anos 90. Resistente a rachaduras é muito usado em saladas e lanches e se destaca, ainda, pelo cozimento lento.