Os Mistérios de Agatha Christie

Reprodução/Creative Commons

Quase 50 anos após a sua morte, Agatha Christie continua sendo um sucesso. A escritora britânica, que tem mais de 100 histórias publicadas, entre livros, teatros, novelas e contos, se tornou a Rainha do Crime por seu destaque no gênero de romance policial, sendo a maior referência de histórias de “quem matou?”.

Reprodução/BBC

Cena de “The ABC Murders”

Nascida em 1890, ela é a autora de ficção mais vendida do mundo, com um número estimado de 4 bilhões de livros. Sua vida também é envolta em certo mistério, mas foi em suas páginas que ela criou um universo que ainda fascina e ganha novos adeptos.

Reprodução/The Christie Archive Trust

No 2º semestre deste ano, um de seus maiores personagens - Hercule Poirot, e uma de suas principais histórias - “Assassinato no Expresso do Oriente”, vão chegar nos consoles de videogame.

Divulgação/Microids

Mas como uma senhora nascida em uma pequena cidade inglesa, cujo primeiro livro foi publicado há mais de 100 anos, se tornou um fenômeno tão grande a ponto de ser transformada até em videogame?

Reprodução/MGM

Cena de “Testemunha de Acusação”

Seu maior segredo está nos personagens complexos, que vão apresentando novas camadas conforme a história avança, além de resoluções inesperadas, que tornam o “quem matou?” ainda mais emocionante.

Reprodução/20th Century

Cena de “Morte no Nilo”

Christie tem dois personagens principais que costumam estar à frente das investigações: o detetive belga Poirot, e Miss Marple, uma senhora solteira que trabalha como detetive amadora.

Reprodução/ITV

Cena de “Agatha Christie's Miss Marple”

Seus principais livros incluem “Assassinato no Expresso do Oriente”, “Morte no Nilo” e “E Não Sobrou Nenhum”. Parte da inspiração para as obras vem da própria experiência de Christie, como as viagens de arqueologia que fazia com o 2º marido, e o tempo que trabalhou em uma farmácia, que lhe deu um vasto conhecimento sobre venenos.

Reprodução/20th Century

Cena de “Assassinato no Expresso do Oriente”

Poirot já foi o personagem principal em diversas adaptações para a TV, incluindo uma série britânica protagonizada por David Suchet que foi ao ar por mais de 20 anos. Nos últimos anos, foi vivido por Kenneth Branagh em adaptações para o cinema.

Reprodução/ITV

Cena de “Poirot”

Agatha também tem seu próprio mistério: em 1926 ela passou cerca de duas semanas desaparecida, depois do 1º marido lhe pedir o divórcio. Quando encontrada, a autora alegou amnésia e disse não se lembrar do que havia acontecido.  Até hoje não há certeza sobre o que passou. Alguns dizem que foi uma estratégia publicitária, outros vingança pelo marido, mas a verdade, 100 anos depois, nunca apareceu.

Christie já foi investigada pelo MI5, ajudou médicos a resolverem um caso de envenenamento por conta de seus livros, ofereceu um panorama sobre a sociedade inglesa, escreveu uma das peças mais encenadas na história do teatro, “A Ratoeira” e foi adaptada para mais de 50 filmes e séries ao longo de 100 anos.

Reprodução/The Christie Archive Trust

Só esse ano, além do videogame inspirado em seu livro, uma nova história de Poirot chegará aos cinemas em “A Noite das Bruxas”, com Michelle Yeoh no elenco e Branagh mais uma vez como Poirot. 100 anos depois, e Agatha Christie ainda parece ter muita história para contar.

Reprodução/20th Century

Cena de “A Noite das Bruxas”