Os melhores filmes de 2023

Os melhores filmes de 2023

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação 22/12/2023

Barbie

Ela foi inescapável! Para além das pretensões comerciais, muitíssimo bem contempladas, "Barbie" se provou um filme esperto, inclinado à reflexão e inesperadamente contemplativo. Além de muito divertido!

Não foi um grande ano para o cinema de gênero, mas o longa australiano "Fale Comigo" foi um marco relevante e fixou-se como o grande filme de terror do ano. O brasileiro "Propriedade" foi muito feliz em mesclar comentário social e thriller.

"Assassinos da Lua das Flores"

Martin Scorsese, aos 81 anos, entregou um filme doído, que examina a história dos EUA de forma desprendida em um épico que é tanto um filme de gangster quanto reparação histórica.

O apocalipse esteve em alta em Hollywood em 2023 e dois filmes foram perpicazes ao lançar luz sobre nossa relação com a finitude. "O Mundo Depois de Nós" e "Batem à Porta" foram divisivos, mas profundamente autênticos e originais.

"Oppenheimer"

O filme de christopher Nolan sobre as circunstâncias da criação da bomba atômica é estudo detalhado sobre nossas obsessões e suas eventuais consequências. Serve, ainda, como alerta nessa evolução descontrolada da inteligência artificial.

As relações conjugais e suas reminiscências foram temas de ótimos filmes em 2023, mas os dois melhores e mais ressoantes talvez sejam "Jogo Justo" e "Verdades Dolorosas", não por caso ambos dirigidos por mulheres.

"Tár"

Filme de 2022 lançado em janeiro nos cinemas brasileiros, com grife do Oscar, "Tár" é o filme definitivo sobre a cultura do cancelamento, bem como um estudo bem urdido da busca pela perfeição e como egos se constroem no processo.

Ainda no escopo do melhor de 2022 que estreou no Brasil em 2023 figuram "Triangulo da Tristeza", "Os Banshees de Inisherin", "Os Fabelmans" e "Babilônia";

todas produções de cineastas de pedigree e que integraram, em maior ou menor grau, a lista do Oscar 2023.