O ano das cinebiografias

Imagens: Divulgação

Nesta semana, a história do “pai da bomba atômica”, J. Robert Oppenheimer, chega aos cinemas. Dirigida por Christopher Nolan, a aguardada produção expande a história do físico e retrata boa parte de sua vida antes e depois dos eventos da 2ª Guerra Mundial.

Mas não é só uma das personalidades mais influentes do último século que ganhou as telas do cinema este ano. Confira outras biografias que chegam à telas nos próximos meses >>>

Outro épico sobre um grande nome da história é “Napoleão”, novo filme de Ridley Scott, com estreia prevista para novembro. Com Joaquin Phoenix no papel do conquistador, o filme vai abordar a ascensão de seu império, e também sua relação com a Imperatriz Josephine (Vanessa Kirby).

Napoleão

A história do cantor jamaicano, seu sucesso internacional, a vida na Jamaica, os conflitos políticos e sua morte serão retratados por Kingsley Ben-Adir. O filme tem estreia prevista para os primeiros dias de 2024 e é dirigido por Reinaldo Marcus Green, responsável por “King Richard”.

Bob Marley: One Love

O segundo longa de Bradley Cooper na direção também é uma biografia, do maestro Leonard Bernstein. O filme também se passará em um longo período de tempo, retratando a relação de 25 anos de Bernstein e sua esposa, Felicia Montealegre (Carey Mulligan). Ainda sem data confirmada, deve ser lançado este ano.

Maestro

Por aqui, Sophie Charlotte dará vida a Gal Costa no longa com previsão de estreia para outubro. O filme foca no início de sua carreira, quando se reúne com outros nomes do movimento que se tornaria a Tropicália nos anos 1970.

Meu nome é Gal

Outra produção assinada por um brasileiro, “Firebrand” é o primeiro filme de Karim Aïnouz em inglês. Estrelado por Alicia Vikander, conta a história de Catherine Parr, a última esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra (Jude Law). O filme estreou em Cannes e chega aos cinemas este ano.

Firebrand

Embora vá levar mais tempos para chegar às telas, outra cinebiografia aguardada é a de um jovem Bob Dylan, interpretado por Timothée Chalamet. Dirigido por James Mangold, vai retratar o momento em que o cantor extrapola o cenário folk ao plugar suas guitarras e ampliar sua música.

A Complete Unknown

Para fechar a lista, outra produção brasileira. A história da dupla Claudinho e Buchecha, que sucesso absoluto no país nos anos 1990, chega em setembro aos cinemas. Com Juan Paiva e Lucas Penteado, o filme vai mostrar a origem da dupla, que conquistou o Brasil com hits como “Só Love” e “Quero Te Encontrar”.

Nosso Sonho