O premiado e talentoso ator morreu, aos 89 anos, nesta quinta (29) em decorrência de um problema no coração em sua casa, na Califórnia (EUA). "Nosso pai era uma força da natureza singularmente talentosa, tanto como artista quanto como pessoa", eles disseram. "Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e fará muita falta", disseram em comunicado seus filhos.
Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação
Em seu primeiro papel significativo em um longa-metragem, Arkin recebeu uma rara indicação ao Oscar de Melhor Ator por seu trabalho em uma comédia quando interpretou um marinheiro russo cujo submarino fica encalhado próximo a uma vila de pescadores na Nova Inglaterra no filme "The Russians Are Coming! The Russians Are Coming!" (1966), dirigido por Norman Jewison.
Por interpretar o avô Edwin Hoover, de língua afiada e viciado em heroína, no road movie "Pequena Miss Sunshine" (2006), Arkin ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante. "Os diretores [Jonathan Dayton e Valerie Faris] não queriam me dar o papel porque eu era jovem demais e cheio de vitalidade. É uma maneira educada de não conseguir um papel", disse ele em uma entrevista em 2014. "Mas depois que eles não conseguiram encontrar ninguém por cerca de seis meses, eles disseram: 'Bem, vamos voltar para Alan Arkin mesmo'. Naquele momento, eu já tinha envelhecido."
Ele voltaria ao Oscar em 2013 por sua atuação em "Argo" de Ben Affleck. Também foi indicado a muitos outros prêmios do cinema e teatro, com destaque para Globo de Ouro, Emmy, SAG e Bafta. Ele ganhou um Tony em 1963 por interpretar David Kolowitz, um ator em dificuldades sob a influência dominadora de seus pais, em "Enter Laughing". No ano seguinte foi para a Broadway sob a batuta de Mike Nichols com "Luv".
Alan Wolf Arkin nasceu no Brooklyn em 26 de março de 1934, o mais velho de três filhos. Seus pais eram professores, e ele disse que eram comunistas. Seu pai o levava para ver filmes estrangeiros no Thalia em Nova York, e ele "aprendeu a ler assistindo às legendas", disse certa vez em entrevista
Um de seus últimos, mas não menos relevantes trabalhos, foi ao lado de Michael Douglas na ótima série "The Kominsky Method", da Netflix. Abaixo é possível conferir um clipe em homenagem ao ator feito pelo IMDB.