O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das árvores e de sua influência na qualidade de vida e no meio ambiente. Culturize-se elenca, com dados do Instituto Brasileiro de Florestas, as árvores ameaçadas de extinção e os estados com mais risco de desmatamento.
Redação Culturize-se | Fotos: Pixabay; Reprodução: Reservatório das Florestas
Existem diversas espécies de árvores raras no Brasil, cada uma com características únicas. A principal delas talvez seja justamente a mais emblemática, o Pau-Brasil; árvore nativa da Mata Atlântica, conhecida por sua madeira de cor avermelhada.
A Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) é uma das maiores árvores do Brasil, encontrada principalmente na Amazônia e na Mata Atlântica.
A Araucária (Araucaria angustifolia), conhecida como pinheiro-do-paraná, é uma árvore símbolo do Sul do Brasil e está perigosamente ameaçada de extinção.
Outra espécie ameaçada é o Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), árvore nativa do cerrado brasileiro, caracterizada por suas belas flores amarelas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no Brasil tem sido uma preocupação constante. Cada vez mais áreas de florestas estão sendo destruídas, o que causa impactos ambientais significativos. O Pará é o estado com o maior número de alertas de desmatamento emitidos pelo INPE. A região amazônica do Pará é um dos principais alvos da atividade ilegal de desmatamento.
O Mato Grosso apresenta altos índices de desmatamento, principalmente devido à expansão das atividades agropecuárias. Rondônia, outro estado localizado na Amazônia, fecha o pódio do desmatamento.Maior estado brasileiro, o Amazonas também enfrenta sérios problemas de desmatamento, principalmente nas áreas próximas a Manaus e ao longo da BR-319.