Redação Culturize-se | Fotos: Paulo Felicissimo e Maria Clara Oliveira
De 1 a 5 de novembro, o Sesc 24 de Maio apresenta o espetáculo "Negra Palavra", uma produção teatral que resgata e celebra a poesia de Solano Trindade, pondo fim ao seu apagamento histórico.
A vida e obra do poeta ganham vida no palco por meio da expressão poética e da atmosfera profundamente inspirada no universo do autor. A Cia de Teatro Íntimo, com quase 18 anos de pesquisa na utilização da poesia como fundamento dramatúrgico, une forças ao Coletivo Preto para proporcionar uma abordagem refinada do corpo do ator em cena.
A direção coletiva, composta por André Muato, Drayson Menezzes, Orlando Caldeira e Renato Farias, equilibra a criação no entrelaçamento da palavra, do corpo e da musicalidade, promovendo uma visão de mundo não hierárquica, fundamentada no compartilhamento horizontal e circular de conhecimento.
O corpo negro é apresentado em suas múltiplas dimensões: como uma força artística, uma resistência política e uma escolha estética. Além disso, ele se torna uma fonte de musicalidade ao expressar poesia, dançar e produzir música com o próprio corpo. Ao mapear o espaço, cria imagens que intensificam as sensações propostas pela poesia de Solano Trindade.