Nathy Peluso quebra barreiras da música latina

Imagens: Reprodução/Instagram @nathypeluso

Em 2020, em meio ao confinamento por conta da pandemia, a música se tornou uma grande aliada de quem passava o tempo em casa. Descobertas musicais e novos artistas chegaram para suprir o desejo por algo novo, incluindo “Calambre”, celebrado disco de estreia de Nathy Peluso.

Nascida na Argentina, a cantora se mudou ainda criança com a família para a Espanha, onde começou sua carreira musical. Em casa, cresceu ouvindo clássicos da soul music como Nina Simone e Etta James.

Como muitos nomes de sua geração, utilizava o Youtube como plataforma para mostrar seus vocais, e subia covers das cantoras no site. Foi também com clássicos no soul que ela começou a se apresentar para o público em bares e hotéis.

Sempre envolvida com arte, chegou a estudar teatro e audiovisual, mas abandonou os dois cursos e se mudou para Barcelona para focar na carreira de cantora.

Deu certo e, em 2017 ela já rodava o país em festivais apresentando as músicas de “Esmeralda”, sua primeira mixtape, produzida por conta própria e com influência no hip hop.

Ainda independente, lançou no ano seguinte o EP “La Sanduguera”, com hits como “Hot Butter”, que estendeu seu alcance e a lançou em uma turnê pela Europa e América Latina. Já com uma mescla de ritmos, ela não abandonou o hip hop, mas incluiu ritmos latinos às batidas, enquanto seus versos se aproximavam do rap.

“La Sandunguera” colocou Nathy no radar das gravadoras e ela assinou com a Sony em 2019.O primeiro disco, “Calambre”, foi lançado no ano seguinte e a colocou definitivamente no patamar de estrela latina.

O disco lhe rendeu um Grammy Latino e uma indicação ao Grammy, e faixas como “Sana Sana”, “Delito” e “Buenos Aires” se tornaram sucessos instantâneos. A última ganhou até uma performance ao vivo no Grammy Latino com participação de outro talento argentino, Fito Páez.

O que torna o som da cantora original é justamente essa mescla de ritmos. Sem se obrigar a seguir uma rota, ela vai de baladas a beats para a pista de dança com fluidez, apostando na força de sua voz.

Embora ainda não tenha anunciado, ela deve lançar novo álbum em breve e já lançou dois singles, incluindo “Salvaje”, que saiu nessa semana e já é sucesso no TikTok.