Livro captura tendência do eco-brutalismo na arquitetura

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação 02/06/2024

‘Brutalist Plants’ é um novo livro que apresenta uma seleção impressionante de imagens que capturam o melhor da tendência do 'eco-brutalismo'. Este movimento rico em texturas tem ganhado atenção recentemente, focando na arquitetura brutalista que foi - em vários graus - abraçada pela flora, à medida que as plantas envolvem estruturas inteiras, criando uma calma selva de concreto para a vida urbana.

Com suas texturas ásperas e ângulos agudos, as estruturas brutalistas podem ser divisivas e onipresentes - tais monólitos de concreto contribuem para muitas paisagens urbanas nas metrópoles contemporâneas do mundo.

Incorporar vegetação pode fazer parte do design, oferecendo uma nova e fascinante camada ao todo - volumes de concreto se entrelaçam sem esforço com a folhagem, contrastando o duro e o suave, e os tons de verde vibrante das plantas com o cinza texturizado do material.

Curado por Olivia Broome, ‘Brutalist Plants’ surgiu de uma conta no Instagram que ganhou rápida tração de seguidores que também compartilhavam um amor pelo eco-brutalismo, e talvez pela justaposição visual entre um design monocromático e a vegetação exuberante.

Trabalhando ao lado de fotógrafos, Broome curou mais de 150 imagens de estruturas brutalistas rodeadas pela natureza. A ampla seleção de imagens inclui designs que consideraram deliberadamente seu contexto verde, enquanto outros mostram a natureza retomando seu ambiente construído.