TURISMO CULTURAL

JOÃO PESSOA

PARAÍBA

A capital da Paraíba merece um olhar mais atento na hora de decidir o próximo destino de viagem. Além das praias paradisíacas, a cidade é cheia de histórias e pontos culturais que valem a visita.

Reprodução/Instagram @prefjoaopessoa

A 3ª cidade mais antiga do Brasil colonial, teve forte influência holandesa, e conta com vasto patrimônio histórico.

Reprodução/Instagram @prefjoaopessoa

Também é considerada a 2ª cidade mais verde do mundo, além de ser a “Porta do Sol”, por estar localizada no ponto mais oriental do país. Confira algumas atrações imperdíveis além das praias que todo mundo deveria conhecer:

Reprodução/Instagram @visite.joaopessoa

A Ponta dos Seixas é o local mais a leste do Brasil. Próximo dali, na falésia de Cabo Branco, está o Farol que representa essa posição que dá a fama de “Porta do Sol” a cidade.

Reprodução/Instagram @faroldocabobranco

Farol do Cabo Branco e Ponta do Seixas

Reprodução/Instagram @estacaocabobranco

Estação Cabo Branco

Ainda na região, é impossível não se impressionar com o projeto criado por Niemeyer. Com 8.500m², a estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita.

Reprodução/Instagram @prefjoaopessoa

Centro histórico

Tombado em 2009 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conta com 502 edificações. Integrando a vegetação dos mangues aos rios e ao mar, tem ainda forte valor artístico, representado por obras arquitetônicas de diversos períodos, como rococó, barroco, art noveau e decó. Confira os principais pontos de parada na região a seguir:

Reprodução/Wikimedia Commons/MURUCUTU

Casarão dos Azulejos

Construída no séc. XVIII, é todo  revestido de azulejos portugueses azuis com detalhes pintados de amarelo. A casa se destaca de longe por sua arquitetura singular, e já foi moradia de comendadores. Hoje, é um espaço cultural, além de escritório administrativo.

Reprodução/Instagram @visite.joaopessoa

Hotel Globo

A caminhada pela região do Hotel Globo também é uma boa dica. Além do próprio edifício, que hoje é uma galeria de arte, as ruas da região da Praça Antenor Navarro são um destaque visual com suas casas coloridas. No fim do dia, ainda é possível observar o pôr do sol com vista para o Rio Sanhauá.

Reprodução/Instagram @prefjoaopessoa

Centro Cultural

Uma das maiores representações barrocas do país está no Centro Cultural São Francisco, que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, e o Museu de Arte Sacra.