Do Youtube a Barbie Presidente, Issa Rae tem se destacado nas telas e impulsionado novos talentos negros

Imagens: Reprodução/HBO/Instagram @issarae

Em 2011, Issa Rae começou a chamar a atenção ao publicar no Youtube uma série sobre uma jovem negra que constantemente se vê passando vergonha no trabalho, com amigos, e até com estranhos na rua.

Escrita e protagonizada pela própria atriz, a série “The Misadventures of Awkward Black Girl” teve duas temporadas na plataforma até se transformar em “Insecure”, produção de sucesso da HBO que estreou em 2016 e converteu a artista em um fenômeno.

Com 5 temporadas, a série apresentava a mesma personagem que se sente deslocada, mas com mais profundidade e, claro, orçamento. Indicada e vencedora de inúmeras premiações, a série se tornou uma plataforma para que Issa alavancasse outros talentos negros.

Seguindo passos de grandes showrruners como Shonda Rhimes, ela decidiu fazer sua parte para contribuir com uma indústria mais diversa e, além de incluir diretores e roteiristas negros para conduzir a série, utilizou sua produtora para incentivar outros projetos.

A parceria com a HBO, que segue dando frutos, já rendeu outros sucessos para o canal como “A Black Lady Sketch Show”, só com comediantes negras e “Rap Sh!t”, sobre duas rappers tentando emplacar a carreira em um espaço ocupado principalmente por homens.

Na frente das câmeras ela também busca colocar os talentos sob os holofotes. Jay Ellis, Natasha Rothwell e Yvonne Orji deslancharam na carreira após participarem da série, e Issa buscou compartilhar talentos musicais da região onde cresceu na Califórnia na trilha sonora de “Insecure”.

Na televisão, ela já é peixe grande. Seu contrato de exclusividade com a Warner é avaliado em USS 40 milhões, e sua produtora já trabalha em outras 7 produções, incluindo adaptações literárias, documentários e ficções.

Já no cinema, ela vai conquistando espaço aos poucos. Protagonizou filmes menores como o drama “A Fotografia” e a comédia “Um Crime Para Dois”, participa da nova animação do Homem-Aranha, e vive a versão Presidente da Barbie no ainda inédito e aguardado filme.

Mas ela tem grandes planos para o cinema e além. Rae espera produzir seu próprio filme em breve, mas seu objetivos para os próximos anos vão além das produções audiovisuais:

“Quero poder expandir minha presença fora da indústria.  Quero causar impacto, combater a gentrificação, ajudar a combater a falta de moradia na cidade”

Issa Rae em entrevista para a Variety (2021)

A atriz é de Inglewood, na Califórnia e, através de seu trabalho, tenta promover sua casa. A maioria das cenas de “Insecure” se passam na região, e ela investe em infraestrutura, bem como na divulgação de artistas e estabelecimentos locais.

Presidente, mesmo que seja da Barbilândia, parece ser um caminho possível para a estrela que, através de episódios curtos no Youtube, contou a sua história e de tantas garotas negras, e segue promovendo essas mulheres em sua carreira.