Redação Culturize-se | Fotos: Márcio Farias 19/12/2024
Em uma adaptação contemporânea que entrelaça o clássico shakespeariano com questões raciais e sociais do Brasil, o monólogo "Eu sou um Hamlet" estreia em São Paulo no dia 9 de janeiro de 2025, no Auditório do Sesc Pinheiros.
Após uma temporada aclamada no Rio de Janeiro, o espetáculo traz Rodrigo França no papel principal, sob direção de Fernando Philbert. A montagem fica em cartaz até 22 de fevereiro. A adaptação é fruto da colaboração entre Jonathan Raymundo, Fernando Philbert e Rodrigo França, dupla já conhecida pelo trabalho em "Contos Negreiros".
"Não gosto da arte para poucos, com muros. Quero que a tia do Complexo do Alemão saia do teatro contemplada, assim como a madame do Leblon", afirma França, que além de ator, atua como diretor, debatedor, filósofo e escritor.
O espetáculo utiliza o texto original de Shakespeare como base para uma reflexão sobre racismo estrutural e desigualdade social no Brasil contemporâneo. Segundo o diretor Fernando Philbert, a montagem aborda "o dilema do homem comum em uma sociedade que ameaça direitos e liberdades", colocando em evidência a luta contra um sistema que oprime minorias.
Para França, interpretar Hamlet como ator negro traz novas dimensões ao texto clássico. "A população negra ainda está em busca de ser humanizada no Brasil. Só é tratado como humano aqueles que têm dignidade em suas estruturas".