Haim: conheça o trio que toca no Brasil pela primeira vez

Imagens: Reprodução/Instagram @haimtheband

As irmãs que formam o trio Haim se apresentam pela primeira vez no Brasil neste domingo (28), durante o Festival  Mita, no Rio de Janeiro. Com mais de 10 anos de banda, essa é a primeira passagem delas pelo país.

O Haim foi formado pelas irmãs Este, Danielle e Alana em 2012, quando lançaram seu primeiro EP. Danielle, a irmã do meio, já tinha alguma experiência com os palcos, tendo tocado bateria com Jenny Lewis e Julian Casablanca em turnês.

A experiência de tocar em família já acompanhava as irmãs desde a adolescência, quando elas participaram de um grupo com os pais, Moti e Donna. Influenciada por eles, as meninas aprenderam a tocar diversos instrumentos, incluindo guitarra, baixo, bateria, percussão e piano.

Em 2013 veio o primeiro álbum, “Days Are Gone”, que logo as colocou entre as sensações indies do momento. Elas deslancharam na cena e passaram os anos seguintes em turnê. Abriram shows para Florence + The Machine, Mumford & Sons, e ganharam mais popularidade ao se unirem a Taylor Swift na tour de “1989”.

Em 2015 veio a primeira indicação ao Grammy, como Melhor Novo Artista. Com uma mistura de rock dos anos 1970 e R&B, elas lançaram seu segundo álbum, “Something to Tell You”, no ano seguinte

Nos bastidores, as irmãs aumentavam seu prestígio no meio musical e artístico. Em 2017 elas contaram com o prestigiado diretor Paul Thomas Anderson na gravação do videoclipe de "Right Now”. A relação com PTA rendeu outros videoclipes e, mais recentemente, a estreia da caçula, Alana, nos cinemas em “Licorice Pizza”.

PTA também foi responsável pela imagem na capa do terceiro disco do trio, “Women in Music Pt. III”, lançado em 2020, durante a pandemia. Considerado por muitos o melhor trabalho das irmãs, mostra o amadurecimento musical que os anos de estrada trouxeram.

Embora essa seja a primeira passagem do Haim pelo Brasil, a conexão do trio com o país é antiga. Além de terem parentes que moram em Curitiba, elas são influenciadas pelo ritmo brasileiro. A primogênita Este, inclusive, se especializou na música nacional durante seus estudos na universidade.

No sábado (27) elas mostraram sua empolgação em finalmente tocar aqui com um vídeo ao som de “Ilariê”, da Xuxa. Portanto, ela da combinação de ritmos já conhecida, podemos esperar o bom-humor costumeiro das irmãs e, quem sabe, um cover da Rainha dos Baixinhos?