Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação 02/08/2024
O especial Para Sempre Godard é o grande destaque do mês na plataforma cinéfila e reúne o período áureo de Jean-Luc Godard. Em clássicos como "Acossado" (foto), "O Demônio das Onze Horas" e "Alphaville", Godard capta não apenas o dinamismo de suas locações, como também o espírito vivaz de uma nova geração que em breve desafiaria o status quo na França.
Outro autor de destaque na programação é o americano Ira Sachs. Antes de "Passagens" (2023), exclusividade da MUBI, Ira Sachs explorou os parâmetros confusos de sensualidade e desejo em sua cidade natal, Memphis, com duas obras profundas: "The Delta" (1996) e o recentemente restaurado "40 Tons de Azul" (2005), que chegam ao streaming.
A dobradinha Grindhouse chega em agosto à programação da MUBI em suas versões estendidas. Uma homenagem ao cinema de exploração dos anos 60 e 70, inclui "Planeta Terror", dirigido por Robert Rodriguez, uma comédia de terror em que uma dançarina exótica e outros sobreviventes escapam do caos com uma perna de metralhadora, e "À Prova de Morte", um emocionante filme de vingança, dirigido por Quentin Tarantino, que retrata o dublê Mike (Kurt Russell) como um assassino de jovens mulheres.
A coleção Caos em Família: Filmes de Anna Muylaert ganha mais um título em agosto: "Chamada a Cobrar" (2012). No filme, Clarinha é uma senhora abastada, que tem uma vida confortável na cidade de São Paulo. Sua tranquilidade acaba quando ela atende um telefonema de um suposto sequestrador que teria raptado sua filha.
Daisy Ridley estrela "Às Vezes Quero Sumir," de Rachel Lambert, uma comédia dramática que explora a vida corporativa e o isolamento por meio de Fran, uma funcionária de escritório que fantasia sobre sua própria morte. O longa fez sucesso no Festival de Sundance e acaba de se exibido nos cinemas brasileiros.
Outros destaques da plataforma em agosto são "A Festa", de Sally Potter, a versão restaurada de "O Sacrifício", de Andrei Tarkovsky, "The Hypnosis", o elogiado filme de estreia de Ernst De Geer e "Caminhos Cruzados", de Levan Akin, um lançamento MUBI no Brasil.