Frankenstein feminista de Emma Stone rouba a cena em Veneza

Por Mariane Morisawa, de Veneza |Fotos: Divulgação

"Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, é um Frankenstein feminino e feminista estrelado por Emma Stone. A atriz faz Bella Baxter, uma mulher que retornou à vida graças ao Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Por causa disso, Bella tem o corpo de mulher, mas é como se fosse um bebê aprendendo a andar, a se comportar e a falar, sem as imposições societais.

Ela sai em viagem com o advogado Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), descobrindo em cada parada um pouco mais de si mesma e o que está disposta ou não a aceitar por parte dos homens. O filme tem várias cenas de nudez e sexo, e Stone navega bem entre o drama e a comédia.

"Dogman", de Luc Besson, também fala de um “monstro”, Doug (Caleb Landry Jones), que aparece logo na primeira cena machucado, em drag e dirigindo um caminhão cheio de cachorros. São eles seus protetores e amigos, pois a vida do protagonista foi desgraça atrás de desgraça.

É o tipo de personagem com que todo ator sonha, e Jones aproveita sua chance para brilhar – assim como os doguinhos, que protagonizam várias sequências ótimas, incluindo uma de roubos de casas.

Em "Bastarden", de Nikolaj Arcel, baseado em uma história real, Mads Mikkelsen também dá show como um capitão do exército dinamarquês que quer ascender socialmente e economicamente explorando a região conhecida como Jutland, no século 18. Por causa de sua ambição, muita tragédia acontece, especialmente quando ele confronta um senhor de terra sádico.

Não dá para entender por que "Finalmente L’Alba", de Saverio Costanzo, está na competição. O filme fala da jovem Mimosa (Rebecca Antonaci), que leva uma vida simples até ser escolhida para ser figurante de uma grande produção da Cinecittá e acaba por ter uma noite louca com as estrelas de Hollywood Josephine Esperanto (Lily James) e o astro Sean Lockwood (Joe Keery).

Wes Anderson acabou de lançar "Asteroid City" no Festival de Cannes e já está em Veneza com outro filme. "A Incrível História de Henry Sugar" é um média-metragem de 40 minutos, que estreia na Netflix neste mês. Trata-se da adaptação de um conto de Roald Dahl sobre um homem (Benedict Cumberbatch) que aprende um truque para se dar bem nos cassinos. É uma história dentro de uma história dentro de uma história, estrelada por Dev Patel, Ben Kingsley e Ralph Fiennes.