Fotógrafo Baiano Robério Braga Expõe em Madrid

Fotógrafo Baiano Robério Braga Expõe em Madrid

Redação Culturize-se | Fotos: Robério Braga

O fotógrafo baiano Robério Braga, radicado em Madri desde fevereiro deste ano, apresenta sua mais recente exposição, "Luz Negra", no espaço Remax Arte, através da Boom! Art Community. A exposição imortaliza as estratégias adotadas pelos povos nômades da África Oriental, como Quênia e Tanzânia, na preservação de sua herança cultural e ancestral, adaptando-se ao cenário globalizado.

Braga documenta, de maneira excepcional, como os povos Pokot, Samburu, Maasai e Turkana preservam suas identidades, explorando alternativas na confecção de indumentárias e adornos que expressam códigos sociais, culturais e políticos. Ao longo do tempo, materiais tradicionais, como pedras semipreciosas e couro de animais selvagens, foram substituídos por elementos contemporâneos, como contas de plástico e tecidos industrializados.

A obra de Braga segue a tradição da antropologia visual e estética, ecoando a essência de visionários como Sebastião Salgado, Zanele Muholi e Pierre Verger, bem como a abordagem distintiva de Edward Curtis em seu icônico trabalho fotográfico de nativos americanos. Suas fotografias destacam a nobreza e o orgulho dos retratados, transformando-os em figuras escultóricas que evocam a majestade de deuses e deusas.

A exposição "Luz Negra", com curadoria de Miriam Montano, desafia as convenções da fotografia etnográfica, documental e vernácula ao criar uma narrativa visual profundamente evocativa. Este comovente testemunho da perseverança humana é, acima de tudo, um tributo à riqueza cultural da África Oriental.