Fora de competição, novo filme de Martin Scorsese causa sensação em Cannes

Por Mariane Morisawa | Fotos: Divulgação

"Killers of the Flower Moon" teve sua estreia mundial na noite de sábado (21), fora de competição, no 76º Festival de Cannes. Baseado em um livro-reportagem de David Grann, conta a história real dos muitos assassinatos de integrantes do povo indígena Osage, em Oklahoma, no início dos anos 1920, depois de eles terem enriquecido com a descoberta de petróleo em suas terras.

Leonardo DiCaprio é Ernest Burkhart, que, depois de servir na Primeira Guerra Mundial, fica sob a proteção do tio William Hale (Robert De Niro) em Oklahoma. Logo, Burkhart se casa com Mollie (Lily Gladstone), que vai vendo sua família ser destruída aos poucos.

O longa-metragem é o primeiro faroeste de Scorsese, mas ele não caiu na armadilha de fazer um western como aqueles que cresceu assistindo. "Killers of the Flower Moon", uma produção da Apple TV+ que vai ser lançada pela Paramount nos cinemas, em outubro, é um filme de 2023, começando pelo protagonismo indígena.

Mais uma vez, Scorsese fala da formação dos Estados Unidos, baseada na violência e na busca pelo enriquecimento às custas dos outros. O filme ganhou críticas fervorosas na riviera francesa.