Figurativismo de Renato Brunello é foco da exposição "O Voo da Matéria"

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação

A Arte132 Galeria, localizada no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, está com a mostra "O Voo da matéria" em cartaz até o dia 13 de maio. A exposição reúne uma seleção de 19 obras escultóricas produzidas em mármore e madeira pelo artista Renato Brunello.

O trabalho do escultor propõe, essencialmente, o contraste entre a dimensão simbólica e as transversalidades que atravessam suas obras, além de outros dois aspectos que, embora aparentemente opostos, convergem a todo o tempo: a leveza daquilo que parece voar e o peso do que pousa e se fixa no solo.

A curadoria, assinada por Laura Rago, expõe o figurativismo de Brunello, que ocupa o corredor de entrada, e o abstracionismo, presente no salão principal e no jardim da galeria.

Em quase cinco décadas de produção, o escultor fez da experimentação – seja no uso de materiais, seja na arrojada busca de formas – seu meio de expressão. Sua trajetória foi marcada pelo impulso dado por Pietro Maria Bardi. Desde sua formação na Escola de Artes e Ofícios, em Veneza, até sua produção no Brasil, o artista manteve sua técnica ancorada na execução manual e pessoal das esculturas.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 14h às 19h e ao sábados, das 11h às 17h.