Duas exposições em São Paulo debatem o espaço do feminino na contemporaneidade e na arte

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação

Em cartaz até 27/08 no Centro Cultural São Paulo, a mostra "Ah, eu amo as mulheres brasileiras!" propõe uma análise da erotização globalmente atribuída às mulheres do Brasil e lança críticas a esse estereótipo prejudicial, que fomenta a violência e a sexualização. Com a curadoria de Luiza Testa, a exposição apresenta obras que ilustram as consequências psicológicas e físicas da constante objetificação e desumanização dos corpos das mulheres brasileiras.

Por meio da arte contemporânea, fotografia, intervenções e vídeo performances, as obras selecionadas exploram as desigualdades que as mulheres enfrentam, buscando transformar a dor coletiva em uma afirmação de identidade e libertação compartilhada. O acesso é gratuito.

Já a galeria Superfície, localizada na rua Oscar Freire, apresenta, a partir do dia 19/08, a exposição "Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento". Com a curadoria de Camila Bechelany e Gustavo Nóbrega, a exposição tem como objetivo trazer à luz a contribuição das artistas mulheres durante o auge da Nova Figuração, um dos movimentos artísticos mais impactantes no cenário brasileiro.

Em conformidade com os princípios que norteavam a Nova Figuração - que buscava subverter a abordagem da figura a partir do questionamento da abstração geométrica e informal - muitas dessas artistas experimentaram e criaram obras de notável interesse estético e político. Elas não se limitaram apenas às questões relacionadas ao universo feminino, mas também foram autoras de trabalhos que emergiram da necessidade de uma crítica social e política durante o período da ditadura civil-militar no Brasil.

A Nova Figuração se destaca como um dos movimentos artísticos mais fecundos do país, tanto pela sua influência na comunidade artística - vários artistas se expressaram dentro de suas premissas estéticas - quanto pela sua ampla gama de influências e diálogos com movimentos internacionais. "Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento" apresenta pinturas, objetos, gravuras e esculturas, muitos dos quais raramente expostos nas galerias de São Paulo.