Fotos: divulgação
O Instituto Artium de Cultura, localizado no bairro de Higienópolis, na capital paulista, inaugura a 1ª edição do Artium Anual, projeto artístico autoral de exposição unindo artistas novos e consagrados. Batizada de Museum, a mostra tem o artista plástico e fotógrafo Alberto Simon como curador convidado e reúne obras de 24 artistas contemporâneos, incluindo nomes como Jac Leirner e Gokula Stoffel.
“Nas artes, muito se aborda sobre luxo e miséria, mas as classes intermediárias também exemplificam, no âmbito doméstico, um universo estético bastante reconhecível, que não é representado nas práticas da arte contemporânea brasileira, seja por purismo ou por dissonância cognitiva: ver e não querer enxergar. É hora de arejar as discussões e abandonar um pouco os modelos já gastos de arte política”, avalia o curador Alberto Simon.
O curador observa que esta é uma "expografia não tradicional", no sentido que trata o espaço de um ponto de vista ‘habitacional’, por meio de uma ocupação que faz uso, por exemplo, de objetos de mobília característicos de classes sociais outras, que não a da elite econômica.
Parte deste princípio então o nome da exposição, Museum, contraponto ao que se espera encontrar em um museu com o que de fato está exposto - que nos é tão próximo e, uma vez deslocado, ganha uma camada de exotismo. Adriano Amaral, Ana Mazzei, Borba, Chico Togni, Darks Miranda, Estela Sokol e Gabriel Pessoto são alguns dos artistas com obras selecionadas.