14/03/2023
Por Reinaldo Glioche
Fotos: Divulgação
A instalação multissensorial "Diálogos no Escuro", em cartaz na Unibes Cultural, na capital paulista, ao lado do metrô Sumaré, propõe ao público uma experiência de conexão e integração completamente inusitada.
Conduzidos por guias com deficiência visual, em uma inversão de papéis, os grupos caminham por salas escuras e estruturadas para que tenham as sensações de cheiro, temperatura, som e textura como se estivessem passando por parques, ruas, bares, entre outros ambientes do cotidiano. Durante o trajeto, os participantes podem interagir com os guias para tirar dúvidas ou saberem mais sobre a rotina de um deficiente visual nos grandes centros e desta forma quebrar barreiras e preconceitos.
“O objetivo do projeto Diálogo no Escuro é mostrar para o ser humano que o impossível não existe e que nós determinamos nossos próprios limites", ressalta Andrea Calina, sócia-diretora da Calina Projetos, uma das responsáveis por trazer a exposição originalmente alemã para o Brasil. O projeto já passou por 47 países.
A exposição é aberta ao público de quinta a domingo, das 12h às 18h40, sendo que a entrada é gratuita às quintas-feiras. Nos demais dias, os valores do ingresso variam entre R$ 10 e R$ 40. O tempo de visitação dura cerca de 45 minutos .