Redação Culturize-se | Fotos: Ana Pigosso
Está em cartaz no Projeto Vênus, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, a mostra "Ás", da artista plástica Camile Sproesser. A exposição apresenta dez pinturas a óleo, todas criadas em 2023. O texto da mostra é assinado pela curadora e pesquisadora Marília Loureiro. A entrada é gratuita!
, a artista explora os arcanos do Tarô, construindo sua narrativa a partir de uma fonte poderosa, ancorada em uma dimensão profundamente feminina e espiritual. Essa abordagem não se limita a uma forma específica, mas está disposta a arriscar-se no desconhecido, indo além dos limites convencionais.
O fauno, as ninfas, a lira, a flauta, as máscaras, bem como o protagonismo do corpo feminino e dos animais, continuam sendo elementos de interesse na pintura da artista.
Nesta série, esses elementos surgem como figuras etéreas, cuja técnica e cromatismo podem evocar a sensação de afrescos e murais. Ao se inspirar em referências literárias e mitológicas diversas, a artista entrelaça histórias do passado com as questões sociais e identitárias do feminino no contexto atual.
Nesse sentido, as imagens retratadas em suas telas não estabelecem julgamentos objetivos sobre os temas abordados, preferindo ressoar com os humores e significados mais próximos do instinto."Quando reunidas como um conjunto, as pinturas nos envolvem em um ambiente imersivo. Se podemos imaginá-las como afrescos a serem observados de longe, de perto elas ganham fisicalidade, como se sua escala permitisse que convivessem conosco no espaço", comenta a curadora.
As pinturas de Camile Sproesser mesclam narrativas pessoais e fantásticas simultaneamente. Inspirada pelos arcanos do Tarô e sua potência simbólica, nos quais novas possibilidades e direções são sugeridas por meio de cartas como A Louca, A Lua, O Sol e 3 de copas, Sproesser presta homenagem ao cosmos e ao destino tanto dos seres humanos quanto dos não humanos, em uma simbiose entre o terreno e o etéreo.