Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação/Reprodução 24/01/2024
Robert De Niro se tornou o ator com o maior período entre sua primeira e última indicação ao Oscar (49 anos). Ele também se tornou o ator com mais presença em longas indicados ao Oscar de Melhor Filme. Foram 12 no total, sendo cinco desses por colaborações com Martin Scorsese.
Emma Stone conquistou duas indicações - como atriz e produtora de "Pobres Criaturas". Ela tornou-se a segunda mulher a ter essas duas nomeações por um mesmo filme. A primeira foi Frances McDormand em 2021 por "Nomadland".
Jeffrey Wright e Sterling K. Brown, marcam a primeira vez em que um ator principal negro é indicado ao lado de um ator coadjuvante negro do mesmo filme, no caso "American Fiction".
Lily Gladstone se tornou a primeira atriz nativa norte-americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Nas categorias de atuação, são outros 9 estreantes além dela. Robert De Niro, Jodie Foster e Emma Stone são os indicados que já venceram anteriormente.
Colman Domingo ("Rustin") se tornou apenas o segundo ator abertamente gay a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator por interpretar um personagem gay. O primeiro foi Ian McKellen em 1999 por "Deus e Monstros". A estatística é aumentada por Jodie Foster, que volta ao Oscar 29 anos depois de sua última indicação, com "Nyad", em que também vive uma personagem homossexual.
Sandra Huller é a primeira atriz nascida na alemanha indicada desde Luise Rainer em 1938. Este ano também marca a primeira vez desde 1931 em que todos os indicados nas categorias de atuação tem mais de 30 anos.
Embora tenha ficado fora da categoria de direção, Bradley Cooper foi indicado pessoalmente em três categorias (produtor, ator e roteirista) e chegou a 12 indicações na carreira. Ele se tornou a 4ª pessoa a se dirigir para uma indicação a Melhor Ator por mais de um filme, juntandos-e a Laurence Olivier, Warren Beatty e Clint Eastwood. Torna-se, ainda, membro do seleto grupo de pessoas com indicações em cinco ou mais categorias e apenas o segundo a ser indicado duas vezes em pelo menos três categorias.
Steven Spielberg recebeu sua décima terceira indicação para Melhor Filme (ele produz "Maestro"), um recorde para um produtor individual (desde 1951, quando os produtores foram nomeados pela primeira vez como indicados).
É a primeira vez que a A24, estúdio da moda em Hollywood, tem dois filmes indicados na categoria principal. O estúdio venceu em 2023 com "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" e neste ano concorre com "Vidas Passadas" e "Zona de Interesse". A Disney lidera a corrida entre os estúdios com 20 indicações. Plataformas de streaming como Netflix, com "Maestro", AppleTV+, com "Assassinos da Lua das Flores", e Amazon, com "American Fiction", também concorrem ao principal Oscar.