TURISMO CULTURAL

MUSEUS  NO  RIO DE JANEIRO

O primeiro deles foi inaugurado em 1818 por D. João VI e já não existe mais. Hoje seu acervo faz parte do Museu Nacional, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento. Com mais de 20 milhões de itens de acervo, é um dos principais centros de pesquisa e registro da América Latina, que agora tenta se reconstruir depois do incêndio de 2018.

Imagem: Reprodução/Youtube @mirantedocs

Mas a cidade ainda conta com inúmeras opções para quem quer saber mais da história, arte e cultura brasileira, por isso selecionamos 6 museus para conhecer na próxima visita ao Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução/Instagram @mam.rio

Criado por moradores que fazem parte do CEASM - Centro de Ações Solidárias da Maré, o Museu conta a história do Rio de Janeiro pelos moradores das comunidades. Com o intuito de promover a inclusão, o Museu destaca a vida dessa população por uma perspectiva positiva pouco divulgada.

Imagem: Reprodução/TripAdvisor

Museu da Maré

Não é bem na cidade do Rio, mas é um marco da arquitetura e vale cruzar a ponte. Desenvolvido por Niemeyer, dedica-se à arte contemporânea desde os anos 1950. O acervo conta com 1.219 obras de artistas do período concreto, neoconcreto, abstrato informal e neoexpressionista.

Imagem: Reprodução/Instagram @macniteroi

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Antiga moradia da família Moreira Salles, a casa conta um acervo fotográfico de mais 550 mil imagens, preservando obras de grandes fotógrafos como Maureen Bisilliat e Thomas Farkas. Na música, contempla documentos de compositores e instrumentistas como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

Imagem: Reprodução/Instituto Moreira Salles

Instituto Moreira Salles

Com vista para a Baía de Guanabara, o MAM-Rio abriga obras de modernistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, além de instalações de artistas plásticos como Hélio Oiticica e Maria Martins.

Imagem: Reprodução/Instagram @mam.rio

Museu de Arte Moderna

O Palácio do Catete, que já foi casa de barões no período imperial, se transformou em um guardião da transformação da história brasileira, desde o período colonial até, especialmente, a República. Contém a história presidencial do país e instalações onde passaram figuras importantes

Imagem: Reprodução/Instagram @museudarepublica

Museu da República

Vinculado a Funai, tem como missão preservar  e divulgar as inúmeras sociedade indígenas que viveram e ainda vivem no Brasil. Conta com acervo etnográfico com mais de 16 mil objetos e arquivos audiovisuais que registram essas populações.

Imagem: Reprodução/Instagram @museudarepublica

Museu do Índio