Conheça a mistura baiana da banda ÀTTØØXXÁ

Imagens: Reprodução/Instagram @attooxxa

Fundado em 2015 em Salvador, o grupo tem se destacado no cenário musical por misturar ritmos tradicionais baianos como o pagodão e o arrocha com música eletrônica e pop.

Foi essa mistura que uniu os integrantes que já haviam tocado juntos em outros projetos, e decidiram se unir para dar nova cara ao som que cresceram ouvindo. Assim, Rafael Dias (RDD), Oz Bving, Raoni Knalha e Chibatinha criaram o conjunto, que estourou com “Elas Gostam”, parceria com Psirico.

Embora RDD seja o fundador da banda, o ÀTTØØXXÁ faz questão de dar destaque para todos na banda, seja na composição, no vocal, e até no estilo dos discos. “#BLVCKBVNG”, de 2016, é centrado em Oz, com uma pegada mais pop misturada com pagodão.

“Luvbox”, de 2018, enaltece Raoni, e o mais recente “Groove”, lançado em maio, destaca Chibatinha, encerrando uma trilogia que apresenta os integrantes.

Ao longo do caminho o grupo foi ganhando notoriedade, e acumulando parcerias. No último lançamento colaboram Liniker, Carlinhos Brown e Thiaguinho. Mas a banda tem faixas com Rincon Sapiência, Marcio Victor, Adriana Calcanhotto, Luedji Luna, Ludmilla e Major Lazer, projeto que inclui o DJ Diplo.

Com o grupo eletrônico, inclusive, compartilharam o trio no carnaval 2023. A banda já faz parte do circuito mais famoso do carnaval brasileiro.

Com seu groove, que vai do axé ao pagodão, passando pelo hip hop e música eletrônica, é impossível ficar parado ouvindo o som da banda. Eles já circularam por alguns festivais pelo país, mas ainda não ocuparam o palco principal.

Esse salto, porém, é uma questão de tempo, já que o som do grupo foi feito para os palcos, e para subir a energia de qualquer ambiente.