TURISMO CULTURAL

MEDELLÍN (COLÔMBIA)

Cercada por morros no meio do Vale de Aburrá, na província de Antioquia, fica a cidade de Medellín, segunda maior da Colômbia. No século XIX foi um importante ponto de exportação de ouro e café, mas a cidade ficou mais conhecida nos anos 1980, com a guerra entre cartéis liderada pelo narcotraficante Pablo Escobar. Já foi considerada a cidade mais perigosa do mundo, mas passou por importantes transformações nos últimos anos que não só trouxeram modernidade à região, como mudanças políticas e sociais que deixaram essa fama violenta para trás. Repleta de atrações culturais, é berço de alguns dos principais artistas da música latina contemporânea e nomes celebrados das artes plásticas. Confira passeios culturais para fazer na cidade da eterna primavera >>>>

Reprodução/Instagram @medellin_mi_ciudad

O principal nome das artes do país é o pintor e escultor Fernando Botero. Nascido em Medellín, ele ganhou fama com seu estilo único, criando figuras arredondadas. O artista doou mais de 200 pinturas e esculturas para espaços públicos de Medellín e seu trabalho pode ser observado gratuitamente na Praça Botero, na região central da cidade.

Imagem: Acervo pessoal

Praça Botero

O mais famoso da cidade, fica colado à Praça Botero. Além das obras do artista, conta com outros artistas de Antioquia, o muralista Pedro Nel Gómez. Outras exposições fixas incluem um acervo de itens pré-colombianos e de arte moderna.

Reprodução/Instagram @museodeantioquia

Museu de Antioquia

No bairro El Poblado, o museu conta com um acervo de artistas internacionais e nacionais, incluindo a pintora de Medellín Débora Arango. O espaço ainda conta com exposições temporárias, além de oferecer cursos e cinema ao ar livre.

Reprodução/Instagram @elmamm

Museu de Arte Moderna

De longe é possível ver as quatro caixas vermelhas que compõem o parque que, em meio a uma área livre arborizada, abriga um museu de ciências, um planetário e um aquário. O espaço é repleto de experiências interativas e exposições sobre história e neurociência, entre outras coisas. Já no âmbito da biologia, promove educação e a conservação de espécies resgatadas do tráfico ilegal.

Reprodução/Facebook @Parque Explora

Parque Explora

Há controvérsias quanto ao turismo em favelas, mas a história de Medellín passa, invariavelmente, por esse bairro. Com uma localização estratégica, foi uma área disputada por cartéis e centro de embates entre as Farc e o exército. Entre grafites nos muros, vemos uma região fervilhando de vida e que, mesmo com seu passado de violência, se reinventou. A dica aqui é visitar o bairro com um guia, de preferência morador da área, para conhecer a fundo sua história.

Comuna 13

Imagem: Acervo pessoal