Saindo do circuito tradicional de viagens, ainda há muito o que conhecer no Brasil. Um dos lugares que costuma ficar fora do radar dos viajantes, mas não deveria, é o Estado de Rondônia.
Ao contrário dos estados localizados na Costa, Rondônia só surgiu no começo do século XX, quando foi separada do Acre e virou o Território Federal de Guaporé. O nome atual só foi definido em 1956.
Como parte do ciclo da borracha, também tem sua história ligada a esse período brasileiro. Faz fronteira com a Bolívia e conta com grande diversidade étnica. Conheça passeios culturais para fazer pelo estado >>>>
Reprodução/TripAdvisor
Pode parecer mais jovem, mas Rondônia tem muita história, que também se mistura à brasileira, especialmente ao período de exploração da borracha na região. Com isso, a capital Porto Velho deu origem a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Esse período é retratado no Museu de mesmo nome da estrada.
Reprodução/TripAdvisor
Museu Ferroviário Madeira-Mamoré (Porto Velho)
Museu Ferroviário Madeira-Mamoré (Porto Velho)
O centro foi construído próximo a Capela de Santo Antônio de Pádua, uma das construções mais antigas do estado. Às margens do Rio Madeira, a casa visa preservar a memória dos povos indígenas da região e conta com apresentações culturais.
Reprodução/Agenda Porto Velho
Centro Cultural Indígena (Porto Velho)
Centro Cultural Indígena (Porto Velho)
A cidade fica na outra ponta da Estrada de Ferro e ainda tem sua estrutura original preservada, além da estação de trem, aberta para visitação. Guajará-Mirim fica a 329 km de distância de Porto Velho e, além da estrada, conta com o Parque Nacional da Serra da Cutia, uma área de preservação do bioma brasileiro.
Reprodução/Instagram @guajaramirimro
Guajará-Mirim
Guajará-Mirim
O espaço é um teatro sacro a céu aberto, o segundo maior do mundo, onde anualmente se encena a Paixão de Cristo. São 4 hectares e 16 cenários que recebem, uma vez por ano, mais de 300 atores para encenar os dias finais de Jesus.
Reprodução/Facebook @Grupo teatral Êxodo
Jerusalém da Amazônia (Porto Velho)
Jerusalém da Amazônia (Porto Velho)
O Museu da Memória Rondoniense foi criado para preservar a história do jovem estado e conta com acervo do Museu Estadual de Rondônia, as obras de artes do Estado e o Centro de Documentação Histórica. Além disso, promove exposições temporárias e eventos culturais.
Divulgação/Governo RO
Mero (Porto Velho)
Mero (Porto Velho)
O São João de Rondônia também tem sua própria festa, que acontece em junho em Porto Velho. O Arraial conta com apresentações de quadrilha, carimbó, além do tradicional Boi-Bumbá.