Cinema vive momento de transformação, diz Martin Scorsese em Berlim

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação; Reprodução/Time 22/02/2024

O lendário cineasta Martin Scorsese compartilhou seus pensamentos sobre o cenário em constante evolução do cinema durante uma coletiva de imprensa no Festival de Cinema de Berlim, onde está recebeu um Urso de Ouro honorário.

Scorsese rejeitou a noção de que o cinema está morrendo, em vez disso, vendo-o em um processo transformador. Ele enfatizou a importância da expressão individual diante da tecnologia em rápida evolução, observando que plataformas como TikTok e serviços de streaming permitem que vozes criativas diversas prosperem.

"Eu não acho que está morrendo de forma alguma. Eu acho que está se transformando", disse Scorsese. "Nunca foi destinado a ser uma coisa só. Estávamos acostumados assim. Eu cresci [com o cinema] como uma coisa só: se você queria ver um filme, ia ao cinema. Um cinema bom ou ruim, mas era um cinema. Sempre foi uma experiência comunitária."

Apesar do aumento do streaming e das preocupações com a inteligência artificial, Scorsese instou os cineastas a não se intimidarem com a tecnologia, mas sim a usá-la para servir sua visão artística