Cinema queer, Pablo Trapero e Marco Bellocchio são atrações da Mubi em junho

Cinema queer, Pablo Trapero e Marco Bellocchio são atrações da Mubi em junho

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação 31/05/2024

No Mês do Orgulho LGBTQ+, a plataforma estreia diversos filmes que discutem o universo queer. Entre as estreias figuram "Querelle", de Rainer Werner Fassbinder; "Paris is Burning", de Jennie Livingston; "But  I´m a Cheerleader", de Jamie Babbit; e "Shakedown", de Leilah Weinraub.

Ainda no contexto LGBTQI+, outro destaque é "Kokomo City". O filme de estreia de D. Smith, diretora e produtora musical trans, é um olhar cru, ousado e pouco comum sobre as vidas das trabalhadoras sexuais transgênero negras de Nova York e Atlanta. A produção, que passou pelos festivais de Sundance e Berlinale 2023, explora a dicotomia entre a comunidade negra e as mulheres trans negras, focando nas construções de gênero que as atravessam no dia a dia. Chega no dia 14.

A estreia de Georgia Oakley, "Blue Jean",  narra a história comovente da vida dupla de uma mulher lésbica na Grã-Bretanha da era Thatcher. Com uma atuação marcada por grande profundidade emocional, Rosy McEwen dá vida a uma protagonista que luta para ser fiel a si mesma, em um período assombrado pela homofobia.

Uma das principais referências do cinema argentino contemporâneo, Pablo Trapero, é destaque com três filmes chegando à plataforma: "Família Rodante", "Leonera" e "Do Outro Lado da Lei".

Outro cineasta de prestígio internacional em evidência no catálogo da Mubi em junho é o italiano Marco Bellocchio. Chegam à plataforma no dia 26 "Clowns", "All For a Rose", "The Fight" e "Marx Pode Esperar".