Os (muitos) filmes de Woody Allen no Amazon Prime Video

Plataforma tem 15 filmes do cineasta, de diferentes fases da sua carreira, disponíveis sem custo adicional para os assinantes. Culturize-se selecionou quais são e porquê assistir

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação

"Trapaceiros" (2000)

Nessa deliciosa comédia de crime, o vigarista interpretado por Woody Allen aluga uma loja para cavar  um túnel para roubar o banco ao lado. Só que os biscoitos da sua esposa fazem um sucesso danado e eles ficam ricos. Daí surge uma bem costurada sátira sobre os rico emergentes. Hugh Grant faz um merchant de arte que é um vigarista  para lá de letrado na arte de manipular e passar a perna.

"Todos Dizem eu Te-Amo " (1996)

Um musical cativante com um Edward Norton novato e Julia Roberts no auge do estrelato adquirido na primeira metade dos anos 90. O elenco coadjuvante é um luxo e tem Tim Roth, Goldie Hawn, Drew Barrymore, Alan Alda, entre outros.

"Tiros na Broadway" (1994)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme, a comédia criminal conta a história de um escritor (maravilhosamente vivido por John Cusack) que acidentalmente se envolve com a máfia após um assassinato ocorrer durante a produção de uma peça teatral na Broadway.

"Poucas e Boas" (1999)

Sean Penn foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo atuação neste filme. Ele vive um guitarrista de jazz que, dentre muitos defeitos, tem um talento inegável e acaba ganhando o coração de uma meiga garota muda. Porém, o comportamento conquistador de Emmet vai acabar colocando a relação em risco.

"Poderosa Afrodite" (1995)

Um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida. Oscar de atriz coadjuvante para Mira Sorvino.

"O Escorpião de Jade" (2000)

Na década de 1940, o investigador de seguros C.W. Briggs encara o desafio de capturar um ladrão que usa os poderes hipnóticos do misterioso Escorpião de Jade antes que o criminoso consiga dominar sua mente e o leve para o caminho do roubo. Ótima comédia estrelada, ainda, por Helen Hunt e Charlize Theron.

"Igual a Tudo na Vida" (2003)

Estrelado por Jason Biggs e Christina Ricci. Jerry Falks é um aspirante a escritor que vive em Nova York e deseja mudar o rumo de sua carreira. Ele se apaixona, à primeira vista, pela volúvel Amanda, e os dois vivem uma relação cheia de altos e baixos. Um dia, ele conhece o roteirista David, que passa a lhe dar conselhos sobre como administrar sua vida amorosa.

"Scoop - O Grande Furo" (2006)

Segundo filme da fase londrina do cineasta e estrelado por Hugh Jackman e Scarlett Johansson. Estudante de jornalismo participa de show de mágicas em Londres e entra em contato com jornalista falecido, que lhe dá um furo de reportagem: o nome de um serial killer. Ela promete investigar o assassino, mas acaba se apaixonando por ele.

"Match Point - O Ponto Final" (2005)

A primeira colaboração de Scarlett Johansson com o cineasta também está disponível no Prime Video. Um suspense sobre alpinismo social, sorte e paixões tórridas.

"Manhattan" (1979)

Meryl Streep e Diane Keaton dividem a cena com Woody Allen nesse clássico indicado a múltiplos prêmios, inclusive Oscar e Globo de Ouro. Allen faz um roteirista de TV frustrado que está passando por uma crise de meia-idade depois que sua terceira esposa o deixa por uma mulher. Ele namora uma colegial e sabe que a jovem não é a mulher certa para ele.

"Celebridades" (1998)

Leonardo DiCaprio no auge da fama pós-"Titanic" estrela essa crônica satírica sobre fama, mídia e as escusas relações que se estabelecem.

"Magia ao Luar" (2014)

A comédia romântica, primeira colaboração do cineasta com Emma Stone, gira em torno de um mágico (Colin Firth) que é chamado para desmascarar uma jovem médium, mas acaba se apaixonando por ela. O filme é ambientado na década de 1920, na Riviera Francesa.

"O Sonho de Cassandra" (2007)

Um suspense com pitadas de humor sobre dois irmãos diante de um dilema. Ao pedir empréstimo a um tio rico, este condiciona a ajuda a eles cometerem um assassinato. O filme busca amparo na mitologia grega e surpreende frequentemente sua audiência.

"Desconstruindo Harry" (1997)

Um daqueles Woody Allen clássicos. Harry Block é um escritor de sucesso que é convidado para receber uma homenagem na mesma universidade que um dia o rejeitou. Enquanto se prepara para a viagem, Harry é confrontado pelos seus personagens ficcionais, bem como pelas pessoas reais que não querem ter nada a ver com ele. O escritor percebe o quanto suas histórias afetaram as pessoas a seu redor.

"Dirigindo no Escuro" (2001)

Val Waxman, duas vezes vencedor do Oscar, atualmente é um fracassado diretor neurótico precisando desesperadamente de uma chance. Quando a oportunidade que esperava aparece, Waxman se depara com um problema: pouco antes de começar as filmagens ele adquire uma estranha cegueira psicológica. Decidido a trabalhar assim mesmo, ele passa então a contar com a ajuda de alguns amigos para que possa dirigir o filme sem que os produtores e executivos do estúdio percebam seu atual estado. Uma comédia saborosa em que Allen se permite brincar com o próprio legado.

"Blue Jasmine" (2013)

O filme pelo qual Cate Blanchett ganhou seu 2º Oscar e um dos mais elogiados da carreira de Allen. A atriz vive a Jasmine do título, uma milionária que, da noite para o dia, precisa aprender a viver como pobre.