Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação
Inaugurado em 2012, o espaço proporciona a divulgação de trabalhos artísticos diversos, de artistas locais, nacionais e internacionais. A unidade está localizada na Praia de Iracema, no corredor cultural e turístico da capital cearense. Instalada no prédio da antiga Alfândega, é uma construção tombada pelo Patrimônio Histórico. Recebeu esse reconhecimento por reunir características únicas de preservação. O edifício integra o complexo portuário, fazendo parte da história urbana e da identidade cultural de Fortaleza.
O projeto foi executado entre 1883 e 1891, com ocupação em 1893. Possui características de edificações ferroviárias, como plataforma de carga e descarga, portões amplos, piso para tráfego intenso e fachada revestida de pedra. O conjunto portuário se tornou importante na estrutura econômica do Estado e no sistema de transporte interurbano.
Após a transferência da Alfândega à região do Porto do Mucuripe em 1969, a Receita Federal ocupou o prédio. Em 1978, a ala superior do edifício sofreu um incêndio. Nos anos 1980, o edifício foi adquirido pela CAIXA, que realizou obras de recuperação. Completamente reformado, foi conservado o seu aspecto externo. No interior, houve reorganização dos espaços, com a instalação de divisórias, inclusão de novos revestimentos de piso, forro e instalações, passando a funcionar como agência bancária e, em seguida, como CAIXA Cultural Fortaleza.
Atualmente, conta com espaço para apresentação de teatro, música, dança, cinema, exposições e atividades de arte-educação. É composta por um cineteatro com 181 lugares, três amplas galerias de arte, salão de ensaios, salas para oficinas, foyer, espaço para café cultural e livraria. Chico César, Zizi Possi, Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro, Guilherme Arantes, Nana Caymmi, Zélia Duncan , Wilson das neves, Zezé Mota, Ed Motta, Luciana Mello e Fernanda Takai foram alguns dos artistas que já se apresentaram no espaço.