Inaugurada em 21 de abril de 1960, a cidade construída para ser a capital federal terá um fim de semana de muitas celebrações com shows de Maraia e Maraisa, Joelma e Fundo de Quintal, além de atrações infantis. O Culturize-se te leva, porém, por uma viagem pela história do Distrito Federal

Brasília, 63 anos

Redação Culturize-se | Fotos: Maurício Medeiros; Fernando Santos; Sandra Rafaela; Ricardo Prado E. Leite

 A cidade foi construída em apenas quatro anos e teve a participação de mais  de 50 mil trabalhadores. O urbanista Lúcio Costa foi o responsável pelo projeto arquitetônico de Brasília, enquanto Oscar Niemeyer projetou muitos dos edifícios icônicos da cidade, como o Palácio da Alvorada e a Catedral de Brasília.

A cidade é conhecida por sua arquitetura moderna e futurista, com muitos edifícios em forma de disco, como o Teatro Nacional e o Museu Nacional. A Ponte JK, uma das pontes mais famosas de Brasília, foi projetada pelo arquiteto e engenheiro Alexandre Chan e recebeu esse nome em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek.

A Praça dos Três Poderes é um importante marco turístico e reúne os edifícios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Outro ponto marcante de Brasília é o Lago Paranoá, com diversas opções de lazer, como passeios de barco, pesca e esportes aquáticos.

Brasília, a única cidade planejada do século XX a ser declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO,  também é conhecida por sua gastronomia diversificada, com pratos típicos da região como o peixe na telha e o arroz de pequi, além de restaurantes renomados que oferecem culinárias variadas de todo o mundo.

Terceira capital mais populosa do Brasil, com cerca de 3 milhões de habitantes, Brasília também é famosa pelas festividades de ano-novo, com a queima de fogos na Esplanada dos Ministérios, que atrai milhares de pessoas todos os anos.