Conceitos foram redefinidos e novos padrões, cores, formatos e tendências ganharam destaque e vieram revolucionar as possibilidades de usar as roupas e construir a imagem pessoal. A consultora de estilo Camile Stefano ressalta os principais momentos desse ano inovador.
Redação Culturize-se | Fotos: Reprodução/Pinterest - 19/12/2023
Com o lançamento do filme da "Barbie" , o rosa ressurgiu com força. Antes associado ao universo infantil e à percepção de fragilidade, esse tom conquistou status de expressão de força e personalidade, sendo adaptado também para o ambiente de trabalho. “A redefinição dessa tonalidade foi um dos pontos altos de 2023. Observamos alfaiatarias, blazers e calçados formais incorporando suas versões desse matiz, sem perder a elegância e a praticidade. Foi uma verdadeira revolução no uso da cor ”, observa Camile.
O quiet luxury (luxo silencioso), caracterizado por peças em tons neutros, apresentando cortes e tecidos de alta qualidade, representa uma nova interpretação do luxo, transcendendo as marcas e a ostentação. Para Camile Stefano, o movimento do quiet luxury ganhou força este ano, emergindo como o novo padrão em termos de estilo de vida daqui pra frente. “Apesar das críticas associadas ao elitismo que busca implementar este conceito, é preciso reconhecer que a tendência fomentou uma apreciação da qualidade em detrimento da quantidade”, defende.
O conforto foi prioridade na moda e ocupou definitivamente as vitrines. Peças com cortes mais amplos foram a escolha das marcas na passarela, desafiando a ideia de que feminilidade e elegância estão sempre relacionadas às roupas justas. “A alfaiataria, os blazers oversized e o retorno das bermudas, agora denominadas "jorts", expressam a ênfase na comodidade e estilo, superando a super exposição do corpo”, explica Camile.
Uma tendência sutil que marcou presença ao longo do ano foi o "balletcore". Inspirada no universo do balé, a estética se revelou nos detalhes das peças, reintroduzindo elementos como babados, plissados, tons suaves, cetim, laços, tule e meias-calças. A atmosfera da dança foi amplamente explorada nas semanas de moda, e as marcas apostaram também na maleabilidade dos tecidos, sinalizando uma mudança de abordagem.. “A escolha da Pantone para a cor do ano, o peach fuzz, um rosa com tom de roupas de bailarina, sugere que o balé permanecerá influente ”, aposta a consultora..