As 10 melhores séries de 2023

As 10 melhores séries de 2023

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação

19/12/2023

"Successsion"

Indiscutivelmente a série da HBO, que chegou ao fim com sua 4ª temporada, foi o grande marco da TV no ano. O sarcarsmo, o drama, o deboche o humor seco estavam todos lá, bem como plot twists que derrubavam a internet todos os domingos.

"Blue Eye Samurai"

A única série da Netflix na lista é uma animação pouco promovida pela plataforma, mas que imprime beleza à violência e ecoa "Kill Bill" de Quentin Tarantino. Uma das experiências mais acachapantes do ano no streaming.

"The Morning Show"

A Apple é a plataforma campeã com três séries na lista. Inclusive sua menina dos olhos, a badalada "The Morning Show", que expandiu o escopo em sua 3ª temporada e se deu bem ao incluir Jon Hamm como um decalque de Elon Musk na trama.

"Liaison"

Foi um bom ano para as produções de espionagem - há duas nesse top 10 - e essa minissérie francesa da Apple estrelada por Vincent Cassel e Eva Green evca o melhor do cinema de espionagem setentista, além de capturar as tensões entre parceiros comerciais na Europa.

"Hijack"

A terceira produção da Apple na lista é é minissérie de ação e suspense muito bem urdida e protagonizada pelo sempre confiável e carismático Idris Elba. Perde um pouco de força no desfecho, mas em um ano tão problemático para as séries de TV, não foi o suficiente para limá-la da lista.

"Special Ops: Lioness"

A outra série de espionagem do ano é essa ótima criação de Taylor Sheridan para o Paramount+ estrelada por Zoe Saldaña e Nicole Kidman. A produção mostra a intrincada colaboração entre CIA e militares americanos na guerra ao terror.

"Brawn: The Impossible F1 Story"

Em um ano prolífero para as séries documentais, com algumas muito boas, justo incluir uma pouco comentada, mas que é muito bem construída. Essa produção em quatro episódios apresentada por Keanu Reeves rememora a façanha de uma equipe montada de improviso e ganhou o campeonato mundial da F1 para depois ser dissolvida. Um olhar arguto sobre a lógica das corporações com a F1 como metáfora.

"Gen V"

Tal qual a Apple, o Amazon Prime Video também tem três produções na lista e a primeira delas é um dos carros-chefes da plataforma em 2023. O spin-off de "The Boys" acerta em cheio em todos os alvos e mantém acesa a tocha que a produção original tão brilhantemente nos ofertou.

"Jury Duty"

Foi um ano fraco para as comédias, mas a única presente na lista honra o legado do gênero com desprendimento e inventividade. "Jury Duty" tem frescor, criatividade e provoca saraivadas de risadas genuinas em cada episódio. Não dá pra ficar melhor do que isso!

"Dead Ringers"

Rachel Weisz nos brinda com aquela que talvez seja a melhor performance de 2023 na TV/streaming em uma série esquisita, sensual e atrevida que adapta um dos filmes mais estranhos e atmosféricos de David Cronenberg. Uma produção que mescla luxúria, ganância e ciência de maneira sempre inquietante.