TURISMO CULTURAL

As maiores Festas Juninas do Brasil

Chegou a época de quentão, quadrilha, forró e comidas típicas. Pelo Brasil, a Festa Junina une tradição, grandes shows, e diferentes tradições pelo país.

Reprodução/Instagram @saojoaodecampinagrande

Inicialmente uma festa pagã europeia para celebrar a chegada do verão, a festa Junina se transformou desde que chegou aqui, unindo celebrações católicas, como do Dia de São João, celebrado em 24 de junho. Selecionamos as maiores festas do mês para quem quer celebrar essa festa tão brasileira.

Reprodução/Instagram @saojoaodecampinagrande

Localizada no sertão da Paraíba, é considerada a maior do Brasil. Realizada no Parque do Povo, começou no dia 1º e vai até 2 de julho. Alceu Valença, Elba Ramalho, Calcinha Preta e até Alok estão confirmados.

Reprodução/Instagram @saojoaodecampinagrande

Campina Grande (PB)

No sertão de Pernambuco, o maior concorrente de Campina Grande começou as festividades em abril, e só vai terminar em julho. Em 2022, recebeu 3,2 milhões de pessoas e, este ano, são cerca de 800 atrações de todos os tipos. A programação inclui Ivete Sangalo, João Gomes e Safadão.

Reprodução/Instagram @saojoaocaruaru.oficial

Caruaru (PE)

A Festa do Pingo da Mei Dia marca a abertura da festa que vai até 24 de junho. Claudia Leitte e Joelma estão entre as atrações confirmadas no palco principal do evento, que ainda conta com outros seis polos com apresentações de dança e exposições.

Reprodução/Facebook @mossorocidadejunina

Mossoró (RN)

Diferente das festas de outras regiões do nordeste, o São João do Maranhão celebra o Bumba Meu Boi, tradição brasileira que se tornou até Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O dia dedicado ao boi é 30/06, mas o mês todo a figura folclórica é celebrada em festas por toda a cidade.

Reprodução/Iphan - Edgar Rocha

São Luís (MA)

No dia 23 de junho, os festeiros levam seus santos e entidades e seguem em procissão até o Rio Paraguai, que separa o Brasil da Bolívia. O “Banho de São João” é a tradição junina da região, e depois do batismo no rio, a cidade pantaneira realiza uma festa com as tradicionais quadrilhas e comidas típicas.

Reprodução/Facebook @prefeituradecorumba

Corumbá (MS)