As bibliotecas mais lindas do mundo

Fotos: Wikipedia/site oficial

A decoração sobrecarregada do Real Gabinete Português de Leitura é um exemplo perfeito dessa estética. Esse tipo de edifícios, construídos entre a metade do século XIX e começo do século XX, resgata o estilo gótico-renascentista popular durante o reinado de Manuel I de Portugal. Essa joia arquitetônica está no Rio de Janeiro.

Real Gabinete Português de Leitura

Situada nos Alpes austríacos, a cerca de três horas de carro de Viena, fica o mosteiro de Admont, fundado em 1074. Esse lugar se tornou um dos principais centros culturais e espirituais da Idade Média, quando a abadia começou a reunir importantes livros para custodiá-los nos seus arquivos.

Admont

George Peabody,

Outra das bibliotecas mais bonitas do mundo está em Baltimore, a cidade mais povoada do estado de Maryland. O edifício foi construído no final do século XIX graças a George Peabody, conhecido como o pai da filantropia moderna. Sua impressionante sala de leitura se destaca pelos andares repletos de colunas e sacadas de ferro forjado.

Nem todas as bibliotecas são antigas. A cidade alemã de Stuttgart conta com um arquivo extremamente moderno, onde o minimalismo e os tons claros são os protagonistas. O edifício, inaugurado em 2011, foi desenhado pelo arquiteto coreano Eun Young Yi e conta com 11 andares divididos em 2.000 metros quadrados de superfície. Muitos dos visitantes comparam esse lugar com um gigante cubo de Rubik.

Biblioteca pública de Stuttgart

Biblioteca pública de Stuttgart

Uma das maiores bibliotecas dos Estados Unidos, ela chama a atenção em virtude das famosas esculturas dos leões na entrada, os afrescos da Rose Main Reading Room, e os enormes candelabros e mesas de carvalho são os protagonistas desse lugar.

Biblioteca pública de Nova York

Biblioteca Palafoxiana de Puebla

A biblioteca Palafoxiana, na cidade de Puebla, no México, foi fundada pelo bispo espanhol Juan de Palafox e Mendoza em 1646, o que faz dela a biblioteca pública mais antiga da América Latina.