Arte, desordem e trauma se fundem no 4º disco de Allegra Krieger

Redação Culturize-se | Fotos: Divulgação; Reprodução/Spotify 18/09/2024

A vida de Allegra Krieger foi virada de cabeça para baixo quando um incêndio consumiu seu apartamento em Manhattan no início de 2023, matando quatro vizinhos e deixando-a desabrigada por mais de um ano.

Enquanto se mudava entre moradias temporárias e uma vida na estrada, ela canalizou suas experiências para o seu quarto álbum, “Art of The Unseen Infinity Machine”. O álbum foi amplamente moldado pelo incêndio. Sua presença é mais evidente na música "One or The Other", onde Krieger lamenta por um vizinho que morreu tentando escapar.

No rescaldo imediato, Krieger encontrou consolo na composição, mas o processo se tornou mais difícil depois, à medida que ela lutava com a perda de seu apartamento como refúgio criativo. Seus álbuns anteriores focavam na vida cotidiana, mas "Art of The Unseen Infinity Machine" lida com temas mais amplos e existenciais.

Criada como católica, a música de Krieger ainda é influenciada pelo fascínio religioso, apesar de ela ter questionado sua fé no ensino médio. Recentemente, ela encontrou conforto no niilismo, o que inspira faixas como "Where You Want to Go".

O álbum foi gravado ao vivo, capturando uma intimidade crua, especialmente na última faixa, "New Mexico". Refletindo sobre sua evolução, Krieger abraça o caos, tanto o belo quanto o destrutivo. "É assim que as coisas são", diz ela, incorporando sua nova aceitação da imprevisibilidade da vida.