Localizado na região do Vale do Paraíba, na Serra da Mantiqueira, São Paulo, Campos do Jordão é o destino certo para fãs do inverno. Devido aos ventos e a umidade, a "Suíça brasileira" sempre apresenta temperaturas abaixo do comum, sendo atrativo para quem deseja fugir da rotina de um país tropical.
foto: reprodução hoteis.com
A verdade é que Campos do Jordão é sempre fresco. No verão, as máximas não passam de 24° graus. Mas engana-se quem pensa que só existem atrações nos meses mais gelados; a cidade traz lazer o ano inteiro. Tem cachoeiras, trilhas, museus e até um festival de verão, mostrando que não só de inverno vive o local.
foto: reprodução
foto: reprodução
O museu, construído em um local remanescente da Mata Atlântica, contendo 35 mil m², homenageia Felícia Leirner com 85 obras de arte feitas pela artista em bronze, cimento branco e granito. Expostas ao ar livre, as esculturas remetem à conexão do ser humano com a natureza. Lugar certo para boas fotos e um passeio tranquilo.
foto: Reprodução/ Guia Castelfranchi
Com uma vista sem igual, o parque Pico do Itapeva, localizado ao lado de Campos do Jordão, em Pindamonhangaba, é um mirante onde se vê todo Vale da Paraíba. Além de render boas fotos, o local possui um jardim e um pequeno castelo em que é possível tomar um agradável (e privilegiado) café.
foto: Reprodução/ TripAdvisor
O Bosque do silêncio é o lugar certo para todas as idades. Com atividades diversificadas, desde esportes radicais até trilhas mais tranquilas, o local faz parte do ecoturismo típico de Campos do Jordão.
foto: Governo do Estado de São Paulo, via Wikimedia Commons.
Com 500 mil metros de área, o parque Tarundu abriga mais de 30 atividades para todas as idades, além de bares e restaurantes. Pagando 15 reais de entrada, o valor das atrações, que incluem paintball, cama elástica, escorrega gigante, passeios a cavalo e até voos de balão, é à parte.
foto: Reprodução/ Tripadvisor
No parque Capivari funciona, desde 1970, o teleférico mais antigo do Brasil - e um dos mais altos também. Em direção ao Morro do Elefante, as cadeiras suspensas vão até o alto de uma montanha com vista para toda Serra da Mantiqueira. Neste mesmo parque, está o pedalinho que flutua no lago do local, tornando os dois passeios, um combo imperdível.
foto: Reprodução
Um tour por uma cervejaria que produz 50 mil cervejas artesanais por dia, um museu ao ar livre que conta a história da bebida, um mirante a 140 metros de altura, um piquenique cervejeiro, chamado Beernic, com cervejas produzidas por esta fábrica, além de restaurantes de alto nível; este é o Parque da Cerveja, opção certeira para o verão em Campos do Jordão.
foto: Divulgação
Pela segunda vez, acontece uma versão de veraneio do antológico Festival de Inverno de Campos de Jordão, o maior evento voltado para música clássica da América Latina. Entre os dias 30 de janeiro e 18 de fevereiro, serão 34 apresentações divididas em música popular e música clássica, com shows de Maria Gadú, Brasil Jazz Sinfônica, São Paulo Big Band, Vanessa Moreno etc.
foto: Laura Manfredini