Redação Culturize-se | Fotos: Wikipedia; Reprodução/TripAdvisor; Divulgação
São Luís possui mais de 400 anos de história. Visitar a cidade e não ir ao Centro histórico é inconcebível.; já que é um símbolo das transformações da cidade. O espaço foi tombado em 1974 e a maioria de suas construções preserva a característica da aplicação de azulejos em sua fachada, tradição do estado do Maranhão e decorrente dos portugueses.
O Valparaíso Adventure Park atualmente é considerado o maior parque de aventuras do Maranhão e um dos melhores da América Latina, segundo o TripAdvisor. O parque aquático, rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece mais de 10 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e com dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão fica em um antigo casarão, construído em 1836. O museu abriga um acervo sobre o estado que são aproximadamente 10 mil peças como, mobiliários, azulejos, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica e arte de origem africana. Entre os destaques, o original de "O Mulato", obra de Aluízio de Azevedo.
Com 206 anos, o Teatro Arthur Azevedo é um importante símbolo da história cultural do estado do Maranhão. Ele é o segundo mais antigo do Brasil, está entre os 16 teatros monumentos do país e comporta 756 lugares. O espaço recebe visitas guiadas às terças-feiras, das 14h às 17h.
O Museu do Reggae, que fica localizado no Centro Histórico de São Luís, é o primeiro museu temático do reggae fora da Jamaica e o segundo no mundo. São Luís é conhecido como a "Capital Brasileira do Reggae" e a "Jamaica Brasileira", por conta de sua tradição com o estilo musical. Atualmente, é o único equipamento cultural destinado ao ritmo no país e fortalece a importância da manifestação cultural na cidade maranhense.